Articulação Municipal do Selo UNICEF em Porto Nacional, NUCA e Casa dos Conselhos realizam 1ª Semana Solidária no IFTO

Articulação Municipal do Selo UNICEF em Porto Nacional NUCA e Casa dos Conselhos realizam 1ª Semana Solidária no IFTO 3

Começou nesta terça-feira, 19, a 1ª Semana Solidária com os alunos do IFTO/Campus Porto Nacional, uma ação jovem de âmbito federal do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, vinculado ao Selo Unicef, tendo a parceria da Casa Municipal dos Conselhos.

Na programação de abertura, os alunos da administração, informática e meio-ambiente do Instituto participaram de uma palestra ministrada por Glennea Moura, policial e coach emocional/analista de perfil comportamental na teoria da inteligência multifocal de Dr. Augusto Cury.

Engajamento

“O engajamento e participação dos adolescentes nas ações jovens do NUCA é primordial para a construção de uma nova realidade em nossa cidade”, enfatizou a articuladora Municipal do Selo UNICEF, Aline Maia

Com dinamismo, a palestrante incentiva os jovens a refletir sobre a colaboração participativa das pessoas em suas vidas, oferecendo assim, aspectos comportamentais para que fiquem cada vez mais motivados, engajados, incentivados em seus estudos e trabalhos.

Articulação Municipal do Selo UNICEF em Porto Nacional NUCA e Casa dos Conselhos realizam 1ª Semana Solidária no IFTO 2

“É uma satisfação enorme estar conectada aos jovens, trabalhar a perspectiva, sonhos, que muitas vezes ao perguntar, eles não têm resposta. E o coaching emocional ele vem buscando trazer essa reflexão, fazer com que o jovem encontre a partir do seu próprio autoconhecimento a sua real motivação”, disse a coach.

“As dinâmicas são pensadas em trazer reflexão profunda de autoconhecimento. Essas dinâmicas, elas são selecionadas com o intuito no qual você quer desenvolver. No caso, a proposta é no que os jovens podem refletir na colaboração de quem está ao seu lado, será que ele está realmente percebendo as pessoas que estão ao seu lado, o que elas podem fazer o que elas podem conseguir, e também, o que elas estão precisando. Ultimamente eu tenho passado por essas experiências de muitos jovens chegarem e me darem um “feedback”, como uma simples reflexão da sua perspectiva”, relatou Glennea Moura.

Ações

De acordo com o presidente da Casa dos Conselhos, Manoel Olympio Brito a semana solidária estará oferecendo a comunidade estudantil ações de saúde, palestras motivacionais, de empreendedorismo, testes rápidos, entre outros.

“É uma semana solidária, onde os acadêmicos participam de diversas atividades, além de estarem desenvolvendo também uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas, caçados, brinquedos, materiais escolares que serão doados as famílias carentes do município. Ressaltando que, todas as ações voltadas para crianças e adolescentes, o conselho esta atuante, participando e colaborando com a articuladora do Selo Unicef, Aline Maia”, salientou Manoel Olympio, presidente da Casa dos Conselhos de Porto Nacional.

O estudante do IFTO e presidente do NUCA, Antônio Carlos, também falou sobre a importância da iniciativa. “A ação abrange os recém-chegados no IFTO, e os veteranos que já estão aqui. Essa ação é muito importante, porque são experiências novas que o município está oferecendo a eles”, frisou.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)