Prefeitura de Porto Nacional lança o Programa Jovem Cidadão

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, lançou na manhã desta quarta feira (21), o programa Jovem Cidadão que através da aprendizagem social beneficia jovens e permite que as empresas forneçam o ensino profissional prático.

O município de Porto Nacional firmou parceria com a empresa RENAPSI – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração e a empresa Tabocas para que os jovens tenham a oportunidade de desenvolverem atividades laborais na Prefeitura e na Subprefeitura de Luzimangues.

Os jovens interessados devem procurar a Secretaria da Assistência Social, em frente ao prédio do IML, para fazer o cadastro.

Prefeitura de Porto Nacional lança o Programa Jovem Cidadão 2

Oportunidade

O prefeito Joaquim Maia destacou o esforço para que o programa se tornasse realidade. “Houve toda uma comunhão de esforços para abrir oportunidade para cerca de 120 jovens serem inseridos no mercado de trabalho. Isso para nós é muito importante, porque faz com que tenhamos condições de propiciar a oportunidade do primeiro emprego”, disse Joaquim.

Para a secretária da Assistência Social, Verônica Fontoura, a conquista é a concretização de um sonho. “Muitos desses jovens tinham essa ansiedade de ter um espaço e ao invés de estarem desocupados ou até mesmo fazendo coisas erradas, estão hoje ocupando espaço na gestão municipal”, ressaltou Verônica.

A Diretora do Trabalho de Porto Nacional, Zulmira Cardoso, explicou o avanço da gestão na área do trabalho. “Quando assumimos a gestão, nós tínhamos 46 jovens contratados e hoje nós estamos com 160 contratados, por meio de cota social que irão trabalhar na Prefeitura. Essa cota é para famílias que se encontram em vulnerabilidade social. Temos alunos de todos os bairros de Porto Nacional, de Luzimangues, Escola Brasil, Pinheirópolis, jovens de baixa renda, jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas... O nosso principal objetivo é dar oportunidade aos nossos jovens”, finalizou Zulmira.

Prefeitura de Porto Nacional lança o Programa Jovem Cidadão 3

Parceria

Segundo a Gerente do Polo Tocantins da RENAPSI, Patrícia Lucena, a parceria se deu a partir da necessidade. “Essa parceria se deu em virtude das demandas e da necessidade que temos junto ao Município. O programa traz benefícios como diminuição da evasão escolar e até mesmo na questão da violência”, explicou Patrícia.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)