Porto Nacional se prepara para a II Semana Municipal Sobre Drogas; programação acontece de 22 a 27 de setembro

630bb88a 6fe8 4e92 beb1 78e59b4e2c92000000000000000000000

Começa no dia 22 de setembro, domingo, a II Semana Municipal Sobre Drogas, em Porto Nacional. Organizado pela Prefeitura através da Fundação Municipal da Juventude e com o apoio do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, o evento será realizado até sexta-feira, 27. O objetivo é o de conscientizar e mobilizar a população sobre a importância das atitudes que previnem o uso de drogas lícitas e ilícitas.

Na programação, Festa da Família na Fazenda da Esperança, blitz de “Prevenção em Ação”, palestras, cursos de “Multiplicadores de Prevenção”, ação social com moradores de rua, reunião com ex-dependentes, campeonato esportivo “Brincando com a Esperança”, Amostra de Hip Hop, e para finalizar será realizado o II Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas.

A abertura oficial da Semana acontece no dia 24 com a assinatura da Lei do Dia Municipal de Políticas sobre Drogas. Na ocasião terá palestra sobre a Nova Lei de Políticas sobre Drogas com o palestrante e médico Dr. Quirino Cordeiro Júnior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania.

Com vasta experiência na área da saúde mental e dependência química, Quirino é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e tem doutorado em psiquiatria, também pela USP.

Magda Valadares, que comandará a palestra “Educação Emocional e Social como Estratégia de Prevenção ao Uso de Drogas” no dia 23, é Psicóloga, Mestre em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e outras Drogas, pela Universidade do Rio Grande do Sul.

É professora-membro externo pelo Centro Regional de Referência Álcool e Drogas/Centro Regional de Referência Sobre Drogas/Universidade Federal do Tocantins; Coordenadora Regional do Grupo Amor Exigente no Tocantins e vice-presidente da Fazenda da Esperança Feminina, em Palmas.

Foi Superintendente de Ações Sobre Drogas no período de 2011 a 2014, vice-presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas, de 2008 a 2014, e Coordenadora-Geral de Prevenção, vinculada à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, em 2017.

Para participar do evento é só inscrever no link:

https://docs.google.com/forms/d/1cVqPdMkAX1mUXlzQigtwtDlfQPQAJZwCc_ouOhB9D_A/edit e preencher os campos com nome completo, data de nascimento, nome da instituição onde trabalha ou estuda e marcar a oficina que quer participar (Educação Emocional e Social como Estratégia de Prevenção ao uso de Drogas, Curso Multiplicadores de Prevenção, e II Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas).

Confira a programação completa:

Dia: 22/09 – Festa da Família Fazenda da Esperança

Local: Paróquia Divino Espírito Santo

Dia: 23/09 – Palestra Inaugural “Educação Emocional e Social como Estratégia de Prevenção ao Uso de Drogas”, com Magda Valadares

Local: Auditório da Escola de Gestão Pública Professor Tadeu Zerbini – Anexo II

Dia: 23/09 - Reunião com Ex-Adictos – Dificuldades enfrentadas na reinserção social

Horário: a partir das 15h

Local: Caps

Dia: 24/09 – Blitz “Prevenção em Ação”

Horário: a partir das 11h

Local: Praça do Centenário

Dia: 24/09 – Abertura Oficial – Assinatura da Lei do Dia Municipal de Políticas sobre Drogas de Porto Nacional – Palestra sobre a Nova Lei de Políticas sobre Drogas com Dr. Quirino Cordeiro Jr., Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas