Estão abertas as inscrições para o Programa Estação da Juventude 2.0; cursos começam dia 18

DSC 124600

Programa Estação da Juventude 2.0 inserindo profissionalmente os jovens portuenses no mercado de trabalho

A Fundação Municipal da Juventude convida todos os jovens para se inscreverem no Programa Estação da Juventude 2.0. Estão sendo oferecidos os cursos gratuitos de capacitação para Empreendedores Contábeis, Empreendedores de Marketing, Empreendedores de Administração e Empreendedores de Teatro para jovens de 15 a 29 anos. As aulas iniciam dia 18 de novembro e vão até o dia 20 de dezembro. Aos jovens interessados nas formações, as matrículas estão sendo feitas das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Estação da Juventude, localizada na Avenida Cuiabá - setor Novo Planalto. É só levar RG, CPF e comprovante de endereço. Os jovens receberão certificação.

DSC 1252000

Os jovens receberão certificação

Os cursos de Empreendedorismo em Administração, em Contabilidade e em Marketing terão duas turmas com 20 vagas, cada um. As aulas acontecerão em três turnos - manhã, tarde e noite. O curso de Empreendedorismo em Teatro também terá duas turmas com 20 vagas cada uma, mas as aulas serão somente nos períodos da manhã e à tarde.

DSC 1336000

Cursos de Empreendedorismo em Administração, Contabilidade, Marketing e Teatro

Serão 12 horas de curso, semanais, totalizando cada turma 54 horas. As turmas matutinas iniciam as aulas às 8hs e terminam às 12h, na segunda, quarta e sexta-feira. As turmas vespertinas iniciam às 14h e vão até às 18hs, na segunda, quarta e sexta-feira, e as turmas noturnas começam às 19h e vão até às 22hs, na segunda, quarta e sexta-feira.

DSC 1337000

Serão 12 horas de curso, semanais, totalizando cada turma 54 horas

Os cursos serão intensivos - de quatros semanas - o suficiente para capacitar e oportunizar emprego e renda aos jovens portuenses, de todos os bairros da cidade.

DSC 1195000

Cursos intensivos com duração de quatros semanas

Os cursos continuam em 2020, a partir de janeiro. A previsão é fechar 21 turmas e alcançar cerca de 500 jovens por curso ofertado, até o fim do ano que vem.

DSC 1230000

Capacitar e oportunizar emprego e renda aos jovens portuenses de todos os bairros da cidade

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Porto Nacional através da Fundação Municipal da Juventude, com o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e da Secretaria Nacional da Juventude.

DSC 1234000

Estratégia de enfrentamento de questões estruturais

Estratégia de enfrentamento

Pensando em estratégias de enfrentamento de questões estruturais, o governo municipal propôs a implementação do programa Estação da Juventude 2.0 como um instrumento para fazer chegar ao jovem, o avanço das políticas e programas de juventude.

Estação da Juventude 2.0 recebe oficina de capacitação 2000

Desenvolvimento dos percursos de inclusão, autonomia e participação social

Tudo através da instalação de um equipamento público dotado de ferramentas e gestores capacitados para disponibilizar informações, orientações e atividades para que os jovens possam acessar programas, serviços e ações que garantam seus direitos e contribuam com o desenvolvimento de seus percursos de inclusão, autonomia e participação social. O programa visa implantar uma rede de apoio e emancipação dos jovens.

O presidente da Fundação da Juventude, Thiago Paulino disse que busca promover ações efetivas que alcancem resultados juntos aos jovens. “O prefeito Joaquim Maia vem investindo sobremaneira na juventude do Município. E nós, enquanto gestores de ferramentas públicas, unimos esforços junto com o Governo Federal para trabalhar em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), no desenvolvimento de políticas que atendam os jovens que mais precisam”, pontou Paulino.

thumbnail Prefeitura de Porto Nacional realiza aula inaugural de cursos da Estação da Juventude 2.0

Presidente da Fundação Municipal da Juventude, Thiago Paulino

Cidade jovem

Porto Nacional é uma cidade com perfil populacional jovem, urbano e considerada cidade universitária. Com 37,03% de sua população jovem entre 15 a 29 anos, o Município necessitava se debruçar detidamente sobre essa parcela da população, sobretudo os que estão em situação de vulnerabilidade social.

A partir da criação da Fundação Municipal da Juventude, algumas diretrizes de ações passaram a ser parte integrante da administração municipal com mais autonomia e liberdade para ouvir o território e a população jovem que nele reside.

WhatsApp Image 2019 10 29 at 10.43.16

Dj Vitor Lira animando a Semana Municipal da Juventude

Neste sentido, pensar uma ação de governo para a juventude, implica necessariamente, pensar ações transversais, intersetoriais, que envolvam distintas abordagens como territorialidade, federalismo, regionalidade, e que considerem a multiplicidade, desigualdade e diversidade do público juvenil com seus aspectos culturais, étnico-raciais, territoriais (regional urbano e rural), ambientais, de classe social, de gênero, de orientação sexual, das pessoas com deficiência e dos povos e comunidades tradicionais.

Em todos os campos apresenta-se o grande desafio de efetivar os direitos já garantidos em lei e ampliar as conquistas, sobretudo no que diz respeito às especificidades dos jovens no conjunto das políticas universais.

Estação da Juventude 2.0

O Programa é uma das iniciativas da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/MMFDH) e visa apresentar aos jovens de 15 a 29 anos, as possibilidades de fortalecimento de seus direitos, mediante atividades desenvolvidas, como oficinas de empreendedorismo, saúde e educação.

Texto: Umbelina Costa

Fotos: Dornil Sobrinho