Secretaria Municipal da Produção apresenta projetos para incentivar empreendedorismo em comunidades rurais de Porto Nacional

 

Secretaria Municipal da Produção apresenta projetos para incentivar comunidade rural de Porto Nacional

 

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Produção, apresentou na última sexta-feira, 8, os projetos que serão desenvolvidos para a comunidade rural do Município com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo. O secretário da pasta, Jefferson Lopes, mostrou o trabalho que já está sendo executado para atender as demandas de todos os produtores.

De acordo com o Secretário, toda a equipe da Secretaria levantou informações sobre as necessidades e demandas de todas as comunidades. “Andamos muito para ouvir os produtores portuenses e assim construímos um planejamento de metas e ações que procura atender todas as faixas etárias dentro da zona rural. Todos serão contemplados”, enfatiza o Secretário.

“O planejamento da secretaria explora a diversidade da produção presente no Município”, ressaltou Jefferson.

Emprego e renda

O Prefeito Joaquim Maia frisou a geração de emprego e renda que os projetos irão proporcionar. “Foi muito importante o pontapé a nível de planejamento. Vamos dar os primeiros passos para que a gente implante e faça de maneira permanentemente. Nossa meta é cumprir os desafios”, afirmou Joaquim.

A reunião contou com a participação do secretário da Cultura, Arnaldo Bahia e do vereador Jean Carlos.

 

Secretaria Municipal da Produção apresenta projetos para incentivar comunidade rural de Porto Nacional 2

 

Projetos:

- Selo de Qualidade "Produto de Porto Nacional"

Através do Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais, certificam-se produtos que possuam qualidade superior diferenciada, através do controle de todo o processo produtivo.

- Plano Mais Leite, Mais Renda

O Plano Mais Leite, Mais Renda, será um programa criado com o objetivo de coordenar a cadeia produtiva do leite, aumentando a produtividade e a qualidade da produção, desenvolvendo caminhos para comercialização do mesmo e seus derivados.

- Projeto Nascentes de Porto Nacional

Elaborado pela Secretaria da Produção para ser um exemplo de convergência entre produção agrícola com preservação do meio ambiente, é um novo conceito de recuperação ambiental que associa a regeneração da vegetação nativa no entorno das nascentes e matas ciliares. O programa também engloba a readequação de estradas rurais, conservação do solo e água nas áreas de produção agropecuária e em áreas degradadas, impermeabilização de reservatórios para captação de água de chuva, saneamento ambiental rural.

- Programa de Sanidade em Agricultura Familiar

Com orientação a produtores rurais, serão ministrados cursos sobre temas relacionados a manejo de pragas, greening, cancro cítrico e outras doenças, visando suprir necessidades para aumentar sua produtividade e gerar mais renda com sua produção agropecuária. Transferindo conhecimento e gerando tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental.

- Livros de receitas saudáveis

Serão publicações gratuitas que ensinam e conscientizam sobre temas importantes para a segurança alimentar da população. Trazem dicas sobre o aproveitamento integral dos alimentos - considerando também as propriedades nutricionais de folhas, talos, cascas, entrecascas e sementes.

Projeto “Mulheres Doceiras” - Mãos De Ouro

O projeto terá como previsão para iniciar no segundo semestre, tendo em vista que serão realizados cursos, trazendo as delícias e forças das mulheres portuenses através de seu trabalho para o grande público, uma iniciativa que resgata esse dom e agrega na renda familiar dessas guerreiras. Incentivo às micro empreendedoras e colocando as mulheres do campo para produzir melhor, fabricar os mais variados doces em pontos estratégicos para a comercialização.

- Feiras de Porto Nacional

Atendendo a uma demanda dos próprios produtores agroecológicos, além de ser para os agricultores familiares mais um espaço para comercialização de seus produtos, a feira no atende também à crescente demanda por uma alimentação livre de agroquímicos.

Também para incentivar e orientar a produção dos alimentos tem o Serviço de Inspeção Municipal para orientar e ajudar na manutenção de boas práticas de higiene e normatização dos produtos comercializados.

- Mulheres do campo empreendedoras

Fortalecendo as produções artesanais e intensificando as relações interpessoais, promoveremos vendas das produções artesanais em participações nas feiras locais e criaremos a loja da mulher camponesa para exposição dos produtos.

- Projeto Horta Educativa

Em parceria com as escolas, buscaremos integrar os pais para incentivar toda a família a adotar hábitos saudáveis de alimentação Esta implantação será de grande valia para confirmar o compromisso da gestão com os produtores rurais juntos aos técnicos da Secretaria Municipal da Produção, onde promoveremos uma agricultura mais sustentável.

- Projeto Roça Comunitária

Um trabalho comunitário voltado para a agricultura familiar que será desenvolvido, no município, coordenado pela equipe técnica da Secretaria, este trabalho inovador conta com a participação dos munícipes, pessoas que irão se reunir para cultivar roças de variadas culturas como arroz e milho, cuja colheita será feita posteriormente e distribuído com a comunidade carente e os colaboradores.

- Como pegar sua muda de citrus

Produtor rural que se enquadre como agricultor familiar e que desenvolve atividade agropecuária na propriedade. Possui prioritariamente áreas de preservação permanente a serem recuperadas ou áreas de reserva legal.

- Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável – PDRS (Açafrão)

O açafrão, Curcuma Longa L, apresenta em sua composição, amido, oleoresina e curcumina. A curcumina é usada como colorante, antioxidante e medicamento em diferentes enfermidades. A oleoresina eficaz no controle de pragas. Os três componentes poderão ser comercializados de forma individual, podendo ser excluída a etapa de secagem (despendiosa), sendo feita a moagem do produto in-natura.

- Museu da Agricultura Familiar

O Museu Rural será um museu da agricultura familiar com foco de visitação na área estudantil, primeira iniciativa sociocultural e de lazer do Município

- Casa do Mel

A Casa do Mel, estabelecimento destinado ao beneficiamento, industrialização e classificação de mel e seus derivados, oriundos de produção própria e/ou associados.

Texto: Philipe Ramos (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)