PREFEITURA FORMA COMISSÃO PARA DISCUTIR ASSUNTOS RELACIONADOS A GESTÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS DO RAMO DO COMÉRCIO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

09-03-2017 11h 27

103

A prefeitura municipal de Porto Nacional através da secretaria municipal de Produção e Desenvolvimento Econômico e por meio da superintendência de Habitação e Meio Ambiente, realizou nesta última quarta-feira 8, uma reunião técnica juntamente com representantes da AREIA - Associação de revendas de implementos agrícolas e da ANDAV - Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, para tratar de assuntos ligados as normas ambientais relacionadas ao armazenamento e distribuição de insumos agrícolas vigentes no município e a pontuais impactos sobre a vizinhança destes empreendimentos.

Na oportunidade foi discutido a criação de uma comissão formada por representantes municipais e das associações, para que possam em comum acordo discutir normas de regularização do licenciamento ambiental, fiscalização e monitoramento das atividades. Foi definida ainda a retirada de um produto específico dos galpões das distribuidoras, o acefato, o qual tem forte odor e gera incomodo a vizinhança. Esta comissão também deverá participar das discussões do novo plano diretor do município bem como atuar em parceria em atividades de Educação Ambiental.

Após tratativas foi proposto um termo de ajuste de conduta entre os representantes das associações e a prefeitura municipal de Porto Nacional, em que os mesmos se comprometem a se regularizar mediante a legislação ambiental e a seguirem os demais acordos firmados pela comissão.

A reunião na sede do Executivo municipal, contou com as presenças do secretário de Governo, Fernando Manduca, secretário de Desenvolvimento e Produção Econômica, Olímpio Mascarenhas, do assessor de gabinete, Fabricio Machado. Do Meio Ambiente participaram o diretor Thiago Valuá, a superintendente, Flávia Ayres, o coordenador Eduardo Benvindo e o fiscal ambiental Heitor Coelho. Representando a AREIA, Joanei e Melque do Vale, representando a ANDAV Fernando Caldato. Os fiscais de posturas e obras Wilker e Lucio, além de alguns proprietários de revendas do comércio local.