Prefeitura de Porto Nacional realizou desfile cívico em alusão ao aniversário de 25 anos do Distrito de Luzimangues

44468772 1902009403168000 496940686948433920 n

Em comemoração ao aniversário de 25 anos da fundação do Distrito de Luzimangues, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Educação realizou no último sábado, 20, um belíssimo desfile cívico envolvendo as unidades municipais de ensino, além dos servidores da saúde, assistência social, educação e infraestrutura.

Apresentações

A abertura se deu com a execução tradicional do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Guarda Municipal Mestre Adelino, no palanque das autoridades, na Avenida 01, localizada no Setor Jardim do Porto.

O desfile foi composto em sua totalidade por mais de 300 alunos, envolvendo as escolas municipais, Eulina Braga, Jacinto Bispo Arantes e Maria de Melo Sousa, que, organizados em pelotões, apresentaram desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando assim a transformação da escola, da aprendizagem, da família e do desenvolvimento de Luzimangues.

A escola particular Pingo de Gente, também fez questão de participar com seus alunos do ato cívico. Outras escolas e instituições também participaram desse momento.

O evento foi abrilhantado pela apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, pela “Fanfarra Fortaleza”, da Escola Marieta Pereira de Macedo, e pela Fanfarra da Escola Eulina Braga.

44455261 1901938053175135 8282537967239561216 n

Evento prestigiado

O prefeito Joaquim Maia, o subprefeito de Luzimangues, Deodato Póvoa, a secretária da Educação, Shyrleide Maia, a secretária da Assistência Social, Verônica Fontoura, a secretária da saúde, Anna Crystina Brito, a secretária da Comunicação, Marimar Aiala, o secretário do Esporte e Lazer, Edioney Nunes, o secretário da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, o secretário da Infraestrutura, Cleyovane Lemos e o presidente da Fundação Municipal da Juventude, Murilo Ferreira, e demais diretores municipais, lideranças e imprensa prestigiaram o evento.

44445876 1902009436501330 7116480588625739776 n

Resgate da história

Na avenida, as escolas retrataram o antes e depois de Luzimangues. Joaquim Maia, como Prefeito de Porto Nacional, que também administra o distrito que é grande como uma cidade, analisou a circunstância.

“Estamos aqui hoje na oportunidade de comemorar os 25 anos de Luzimangues, e a nós de uma maneira muito feliz de podermos estar participando dessa transformação. Nós tivemos o esforço dentro do nosso período de gestão de estar melhorando a cada dia os serviços prestados pelo Município pra a comunidade da região, foram novas salas de aulas entregues, ampliação do serviço de atendimento à saúde, e estamos trabalhando muito na parte de esporte, na parte de assistência social pra que a gente consiga entregar cada vez melhor os serviços públicos pra essa população que acreditou e acredita que aqui é o local de construir a sua vida, a sua família. E nós temos orgulho de participar disso aí! Parabéns Luzimangues”, avaliou o Prefeito Joaquim Maia.

Para o subprefeito Deodato Póvoa, o Distrito de Luzimangues já tem tamanho e desempenho de cidade grande. “Hoje é motivo de orgulho para todos nós aqui. Assistimos num espaço de tempo muito curto o salto que Luzimangues está dando no progresso. Temos uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, e assistimos a um desfile de cidade grande. O prefeito Joaquim Maia está de parabéns pela evolução que ele está dando a Luzimangues, a olhos vistos”, comemorou o subprefeito do Distrito, Póvoa.

A secretária da Educação, Shyrleide Maia, parabenizou toda comunidade escolar pelo desfile. “Estão todos de parabéns pela iniciativa. O desfile foi brilhante”, elogiou.

44410791 1901937933175147 5856630951152451584 n

Projeto Meninos de Luzis

O desfile também foi agraciado com uma arte diferente feita de instrumentos construídos com materiais reciclados. Trata-se do talento artístico e musical das crianças que compõem o projeto "Meninos de Luzis", conduzido pelo músico e compositor Dorivan Borges.

“Foi lindo, porque na verdade, nós estamos fazendo música de expressão tocantinense nas escolas. O que e eles tocaram aqui foi uma Suça, que tem uma origem do sudeste do Tocantins, trazido pelos nossos ancestrais, nossos quilombolas, nossos afrodescendentes. Então nós fizemos questão de trazermos pra avenida um ritmo que é tipicamente do Tocantins”, comemorou ele.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)