LOGO DA PREFEITURA

LOGO COREL

LOGO PNG

 

PAPEL TRIMBRADO

PAPEL TIMBRADO DOC. WORD

 

BRASÃO DO MUNICÍPIO

BRASÃO EM CORELDRAW

BRASÃO NO FORMATO JPG

BRASÃO NO FORMATO PNG

BRASÃO EM PDF

 

 

Se o documento que deseja não está na lista, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

BANDEIRA OFICIAL

 

A Bandeira Oficial de Porto Nacional, é de autoria desconhecida e foi redesenhada e formatada em um novo simbolismo na administração de Antônio Poicaré de Andrade, no ano de 1974, pela professora Delza Pereira da Paixão, momento em que também foi confeccionada em linho com bordados de alto relevo, arte da também professora Creuza Ayres da Silva.

 

Figura 01: Bandeira de Porto Nacional


BANDEIRA

Foto: Joeldino Gome



Após pesquisas e entrevistas com uma das autoras desta grande obra simbólica, conclui-se que, o amarelo intenso em toda extensão quadrilátera da Bandeira Oficial de Porto Nacional, representa a cor dos nossos grãos agrícolas, como milho, o arroz em casca, que em períodos distintos cobrem os nossos campos de riquezas, como também a exuberância aurífera, existente no rico subsolo do município portuense.

No centro da Bandeira Oficial do povo portuense, destaca-se o mapa de Porto Nacional, em cor verde, representando nossas florestas, entrecortadas pelo rio Tocantins, razão da existência da cidade e que aparece em azul, simbolizando um território marcado pela ousadia, pioneirismo e principalmente pela liberdade desse povo, que se fez crescente ao refletir suas conquistas na valentia das tocantínias águas bravias, por todo o tempo, desprendidas de amarras.

Na parte superior da Bandeira Oficial de Porto Nacional, destaca-se um livro aberto e uma pena em posição de escrita, descrição lógica que sustenta a condição ímpar deste município que se posiciona, desde a primeira metade do século XVIII, como pólo de educação de excelência, o que direta e indiretamente promoveu esta centenária cidade como Capital da Cultural do Estado do Tocantins.

A ultima figura simbólica que compõe a Bandeira Oficial de Porto Nacional, está posicionada na parte inferior do plano amarelo. Esta, em cor marrom, é identificada como uma bateia, instrumento de trabalho dos milhares de mineradores, que durantes séculos, sangraram as terras portuenses em busca das riquezas minerais existentes neste subsolo, o que, em todo este período, gerou divisas, emprego e renda para toda a região. (Texto Edivaldo Rodrigues)

 

BRASÃO OFICIAL DE PORTO NACIONAL

 

O Brasão Oficial do Município de Porto Nacional, foi instituído em 1983, na administração do então prefeito Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, através de um concurso público, vencido pelo então estudante Ítalo Inácio de Macedo, que usou uma simbologia artística para formatar a representação do município de Porto Nacional e seus valores sociais, econômicos, políticos e culturais.

 

Figura 02: Brasão Oficial

 

 

 

A arte representativa do município portuense foi estilizada pelo artista em quatro figurações, todas iluminadas, a partir do centro, por um sol vibrante, desperto e vivaz, que joga luz na primeira figura, onde a imponente Catedral Nossa Senhora das Mercês, anuncia a religiosidade e a fé de um povo, como também sintetiza a histórica ação evangelizadora, educacional e cultural da Missão Dominicana no município portuense.

A segunda figura que enriquece o Brasão Oficial do Município de Porto Nacional, também observada pelos raios solares, destaca ao fundo dois automóveis estacionados de frente para o casario da Praça das Mercês, representando assim a viagem épica do então deputado federal e médico Dr. Francisco Aires da Silva o Dr. Chiquinho, que partiu do Rio de Janeiro e rasgou os sertões da Bahia e do Norte de Goiás, até Porto Nacional a bordo destes veículos. No primeiro plano aparece o livro “Caminhos de Outrora”, de sua autoria, que sintetiza esta aventura histórica.

Na parte de baixo do Brasão Oficial do município portuense, a primeira figura, tingida de luz, nos remete a verdadeira razão da existência de Porto Nacional, a água-via Rio Tocantins. Foi através das águas caudalosas desta fonte de riquezas que se consolidou o desenvolvimento de toda a região, criando condições para uma forte e determinante ligação comercial entre a localidade e Belém, capital do Estado do Pará. Assim também ocorreu com o turismo, que se consolidou como pólo gerador de divisas, renda e emprego.

A quarta e última figura deste histórico Brasão Oficial, pontuada pelo brilho do sol, se volta simbolicamente para uma das principais vocações econômicas do povo portuense, que é a agropecuária. Hoje, incontestavelmente Porto Nacional se transforma, a cada dia, num centro de excelência educacional, principalmente na área universitária; como também na industrialização, na prestação de serviços e no comércio, mas sem se esquecer das riquezas do campo, o que destaca o município regionalmente como uns dos grandes produtores de grãos, de leite e de carnes bovina, suína e caprina. (Texto de Edivaldo Rodrigues)
 

 


 HINO OFICIAL

 

A Brasília cidade de Porto
Em seu todo se mostra garbosa
A natura fê-la mais bela
Ei-a! Vamos fazê-la ditosa. (bis)

Muito em paz portuenses marchemos
Ei-a! Filhos da terra querida
O sertão quer progresso e ventura
Trabalhemos pra dar-lhe mais vida. (bis)

Dediquemos aos nossos vindouros
Altos feitos da quadra presente
Uma herança de amor pelo berço
Tocantins entre todos fulgente. (bis)

Ao porvir ao porvir bravo povo
Com valor nossa Porto elevai
Entre palmas e glórias brilhantes
A Tocantinense cidade exaltai. (bis)

Letra: José Teodoro Negre
Música: Maestro Adelino Gonçalves

 

 

LOGOMARCA DA PREFEITURA

 

A logomarca apresenta 3 figuras humanas estilizadas que estão unidas, mostrando harmonia, integração e movimento. Assim, passamos a ideia que a nova gestão municipal está em constante dinamismo. Os três elementos humanos também representam os três eixos principais do Plano de Governo. O amarelo representa a cidade universitária e toda a sua cadeia produtiva, bem como o comércio e serviços. O azul ilustra o lago, o turismo e toda a sua potencialidade e por fim o verde que representa o cinturão do agronegócio, bem como distrito industrial de Porto Nacional e Luzimangues.

 

Figura 03: Logomarca

 

prefeitura de porto


Já o slogan «Construindo um novo tempo» traduz o conceito inovador da atual gestão em implantar um jeito moderno de administrar, com olhos voltados para a melhoria da qualidade de vida do povo portuense. E assim, garantir cidadania a todos.