Prefeitura de Porto Nacional multa BRK Ambiental por derramamento de esgoto no lago

Sem título

Um problema na rede de esgoto da BRK Ambiental (ex-Saneatins), ocorrido ontem, nas proximidades da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) – 003 que ligam a rede coletora à EEE – 003, em Porto Nacional, fez com que uma grande quantidade de esgoto, ainda não tratado caísse no lago. O vazamento chamou a atenção da comunidade próxima que passou a postar imagens e vídeos nas redes sociais.

De imediato a Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia cobrou da BRK Ambiental solução para o problema que, apesar dos esforços da empresa o extravasamento perdurou por várias horas do dia. Segundo informações apuradas na Secretaria, a empresa é reincidente neste tipo de problema, e por isso a mesma foi multada em R$150,000,00 (cento e cinquenta mil reais).

WhatsApp Image 2018 01 04 at 12.28.54

Segundo o diretor do Meio Ambiente de Porto Nacional, Thiago Valuá, o extravasamento afeta a qualidade da água e do solo. “Ainda não podemos medir exatamente o impacto ambiental causado pelo derramamento do esgoto no lago. Mas é certo que a qualidade da água é afetada, bem como do solo. É recomendado que se evite o contato direto com a água por esses dias.” Disse Valuá, que afirmou que a Secretaria irá solicitar da empresa responsável um acompanhamento diário da qualidade da água, até que os resultados mostrem que já não há nenhum risco.

Perguntado se a praia de Porto Real seria interditada, o diretor disse que é uma situação que será analisada pelos técnicos do Meio Ambiente do Município e que por enquanto fica a recomendação para que a comunidade evite fazer uso da mesma até que os resultados da água demonstrem que não há risco para a saúde.

WhatsApp Image 2018 01 04 at 12.28.55

O problema amanheceu solucionado no dia de hoje, 04/01. Tentamos contato com a empresa BRK Ambiental, pelos fones 3363-8202 e 99234-2286, mas não fomos atendidos.

Veja abaixo a nota de esclarecimento emitida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia:

*Nota emitida em 03/01/2018

nota de esclarecimento