PREFEITO E VICE-PREFEITO PARTICIPAM DE MISSA CAMPAL EM HOMENAGEM AO DIA OFICIAL DA PADROEIRA DE PORTO NACIONAL

Fé, agradecimentos, louvores e homenagens marcaram o encerramento da celebração do dia oficial à Nossa Senhora das Mercês, padroeira de Porto Nacional, na manhã deste domingo, 24. O novenário teve início no dia 15 de setembro, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult).

A igreja matriz da cidade, como não comporta o grande número de fiéis para momentos especiais, tipo a festa da padroeira, considerada a maior da paróquia, foi preciso criar uma estrutura de tendas, som e palco ao ar livre, para receber o público esperado na Praça da Catedral.

catedralaa

A missa campal, presidida pelo bispo de Porto Nacional e de toda Diocese, Dom Romualdo Matias, e concelebrada pelo pároco, Pe. Jucimar Ribeiro reuniu centenas de fiéis e devotos.

Além da comunidade católica, o Prefeito Joaquim Maia, a Primeira Dama, Aline Maia, o vice-Prefeito, Ronivon Maciel, as secretárias municipais, Verônica Fontoura, da Assistência Social, e Anna Crystina Brito, da Saúde, e autoridades estiveram presentes na celebração eucarística.

Antes do início da solenidade, os fiéis puderam acompanhar a apresentação da banda Municipal de Música Mestre Adelino, em homenagem à padroeira da cidade.

Iniciada a missa, a multidão recebeu com grande louvor e alegria a imagem de Nossa Senhora das Mercês, levada até o seu trono campal pelo pároco Jucimar e por uma procissão de padres, diáconos e seminaristas.

Sem título

Foram 10 dias intensos para os católicos portuenses, com as missas e novenas guardando traços tradicionais, onde os festejos se destacaram pela presença de inúmeros populares na programação sociocultural, caracterizando uma verdadeira festa religiosa, onde o sacro e a cultura local se fundem.

A celebração foi encerrada com a benção do Santíssimo e a consagração a Nossa Senhora. Ainda na ocasião, Padre Jucimar em nome da diocese, agradeceu o apoio dado às festividades pela Prefeitura e Secult.

Ascom – Luciana Macedo