CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE TRÂNSITO CAPACITA GUARDAS MUNICIPAIS

DSC 0819

O Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, em parceria com o DETRAN e a Policia Militar do Tocantins, iniciou na última segunda, 25, na sede do SENAI, o curso de formação de agentes de trânsito de Porto Nacional, com o total de 42 alunos, sendo destes, 17 integrantes da Guarda Municipal e os demais integrantes da PM e profissionais do quadro do Estado.

De acordo o Coordenador do DEMUTRAN, Domingos José da Costa, a capacitação é um marco para o Município, “Porto Nacional só tem a ganhar com esse curso, pois assim teremos mais profissionais capacitados para atuarem em nossa cidade e nos auxiliar na fiscalização e manutenção de um trânsito melhor que é o foco do departamento”. Afirmou, Domingos.

PAPEL DO AGENTE DE TRÂNSITO

O Agente de Trânsito pode atuar nas esferas estaduais e municipais e, ainda, em órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. É um dos principais responsáveis pela organização do trânsito, possuindo assim poder de realizar retenções, remoções, recolhimento de CRLV, CRV, CNH e de outros documentos, bem como, aplicar autuações, entre muitas outras funções, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

DSC 0813

Participaram do evento, além dos agentes, o prefeito Joaquim Maia, o vice-presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Tocantins (Cetran/TO) e gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, Capitão Geraldo Magela, o Coordenador Municipal de Trânsito, Domingos José da Costa, e a Secretária Municipal de Educação, Deusina Ribeiro.

Secom - Willian da Luz