Governador inaugura complexo de delegacias e escola em Porto Nacional

Mais segurança e educação – Assim inicia a semana em Porto Nacional com a inauguração do complexo de delegacias e a nova sede da escola Estadual Custódia da Silva Pedreira.
Acompanhado pelo prefeito Joaquim Maia e do vice Ronivon Maciel, o Governador Marcelo Miranda inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 27, o complexo que reúne cinco delegacias da Polícia Civil, fazendo a entrega de quatro viaturas que atenderão as delegacias.
381289 1000

O governador disse que ainda há muito que avançar, mas que é preciso reconhecer os passos já alcançados. "A segurança pública no Tocantins tem recebido toda atenção possível do meu Governo. Somente neste ano 2017, criamos oito novas delegacias, reformamos ou mudamos as instalações de outras 14, incluindo as deste complexo", citou, entre outros exemplos.
Para o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, o Complexo dará uma condição de atendimento estratégico para a população. "A gente vê a atuação do Estado no sentido de propiciar e alavancar a proteção da população a partir da montagem desse Complexo", avaliou.
Integram o complexo a 1ª Delegacia de Polícia Civil, a 2ª Delegacia de Polícia Civil, a 3ª Delegacia de Polícia Civil, a 4ª Delegacia Regional, que atende 11 municípios da região; e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Com a inauguração, os moradores de Porto Nacional passam a contar com a Central de atendimento 24 horas para registro de Boletins de Ocorrências.
381276 1000

Nova Escola
Na sequência o Governador, acompanhado da vice-Governadora Claudia Lelis, inaugurou a nova sede da Escola Estadual Custódia da Silva Pedreira, em Porto Nacional. A unidade escolar vai funcionar em tempo integral e está com matrículas abertas para 2018.
O evento contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavareze, que afirmou: "a escola foi construída de placas de cimento, no Governo de Iris Rezende Machado, no programa de mutirão de mil salas de aula no então extremo norte do Estado de Goiás, e foi palco de muito ensino e aprendizagem. Hoje, estamos fazendo história ao entregarmos uma nova sede dessa que foi a primeira escola pública estadual construída no Bairro Vila Nova e que agora vai receber 380 alunos", destacou.
Para a diretora Regional de Educação de Porto Nacional, professora Deuzelina Tavares Guimarães, a nova estrutura da unidade escolar reforça o processo de ensino em Porto Nacional. "Essa nova estrutura da escola representa muito para nossa educação. Agradeço, ao Governo, pelo compromisso com o ensino do nosso Estado, por trabalharem para atender os nossos anseios frente ao ensino e aprendizagem em nossas escolas", afirmou.
Estrutura

O prédio, construído dentro dos padrões do Ministério da Educação (MEC), em uma área de 2.945 m², conta com 12 salas de aula e paisagismo. Tem capacidade para atender 450 alunos, mas inicialmente abrirá matrícula para 380 estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.
Foram investidos na obra R$ 4.083.858,61, recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com contrapartida do Governo do Estado. A unidade escolar conta com biblioteca, área administrativa, 12 salas de aula, cinco Laboratórios (física, química, Biologia, ciências e Informática), banheiros, cozinha, refeitório, vestiário, quadra poliesportiva coberta e com arquibancadas.
Presenças
Participaram da solenidade de entrega da unidade escolar, a secretária Municipal da Educação, professora Deusina Reis, professores, lideranças locais, comunidade em geral, os deputados estaduais Toinho Andrade e Valdemar Júnior; a deputada federal Dorinha Seabra, entre outras autoridades.
Fotos: Dornil Sobrinho/ Pedro Barbosa