Prefeitura de Porto Nacional entrega comenda Zumbi dos Palmares; Joaquim Maia anuncia cinema e revitalização de biblioteca

Prefeitura de Porto Nacional entrega comenda Zumbi dos Palmares 4

Na semana em que se comemora A Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro, a Prefeitura de Porto Nacional organizou uma programação especial com homenagens e apresentações culturais. Na oportunidade o prefeito Joaquim Maia anunciou a revitalização da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense e o funcionamento de cinema 3D no Centro de Convenções Comandante Vicentão.

A festividade aconteceu na noite do dia 20 na Orla. Roda de capoeira do Grupo Raízes, Tambores do Tocantins, Bateria da Atlética Guerreira do curso de medicina do ITPAC/Porto, dança do Grupo Raízes do Quilombo, Mestre Nona e Everton dos Andes, fizeram parte das manifestações artístico-culturais afro-brasileiras que o público conferiu.

Prefeitura de Porto Nacional entrega comenda Zumbi dos Palmares 3

Comenda Zumbi dos Palmares

O destaque da programação foi a entrega da comenda Zumbi dos Palmares, que homenageia personalidades que fizeram e fazem parte da cultura afrodescendente em Porto Nacional e no Estado do Tocantins.

O prefeito Joaquim Maia acompanhado da primeira-dama Aline Maia, e do secretário da Secretaria da Cultura e Turismo, Arnaldo Bahia, fez a entrega das medalhas para três personalidades do Município: o Professor Doutor Elizeu Ribeiro Lira da Universidade Federal do Tocantins, a artista Maria Lúcia Fernandes Rocha e ao mestre de capoeira, Luiz Carlos da Silva, popularmente conhecido como Mestre Timbau.

Para Timbau, a gestão municipal está baseada em valores morais. “Esse sentido de valorizar o povo negro é muito importante porque é uma iniciativa que a gente quase não vê. Desde 1986 eu faço um trabalho em Porto Nacional, e foi o Joaquim Maia que chegou pra fazer uma homenagem a mim. Então vejo essa sensibilidade no gestor de trabalhar com a comunidade“, considerou o mestre de capoeira.

Prefeitura de Porto Nacional entrega comenda Zumbi dos Palmares

Valorização e reconhecimento

“Estamos tendo a oportunidade de homenagear as pessoas que dedicaram um pouco, ou se não, toda sua vida, em uma causa que acreditam. Nada mais que merecido, como sentido de gratidão do povo de Porto Nacional. Com imensa satisfação, tivemos a oportunidade de instituir neste ano a Comenda Zumbi dos Palmares”, destacou o Prefeito.

Joaquim Maia também ressaltou que Porto Nacional é um dos poucos Municípios do Tocantins que tem um feriado municipal para o Dia da Consciência Negra. “Quero agradecer também ao vereador Chico Silva, que teve a sensibilidade e o entendimento ainda lá em 2008 de ter criado com o apoio da Câmara Municipal a lei do feriado municipal em prol da consciência negra, que é muito valorosa”, disse o prefeito.

A Comenda Zumbi dos Palmares foi entregue pela primeira vez e está programada para acontecer a cada ano durante a semana do dia 20 de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

“Essa comenda, instituída por determinação do prefeito Joaquim Maia, vai valorizar e reconhecer esforços e a luta de personalidades em benefício do cultivo e preservação cultura afro-brasileira”, enfatizou o secretário Arnaldo Bahia.

Estiveram presentes na cerimônia, o vice-prefeito Ronivon Maciel, as secretárias municipais, Verônica Fontoura, da Assistência Social, Anna Crystina Brito, da Saúde e Marimar Aiala, da Comunicação, os vereadores, Chico Silva e Salmon Pugas, além de convidados, autoridades e comunidade em geral.

Prefeitura de Porto Nacional entrega comenda Zumbi dos Palmares 2

Cinema e Biblioteca

Na ocasião, o secretário da Secult, Arnaldo Bahia anunciou que a gestão municipal fará em breve a abertura de dois procedimentos licitatórios. Um para revitalizar a Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, mediante recursos do Ministério da Cultura, em contrapartida de recursos próprios do Município. O outro é para instalar no Centro de Convenções Comandante Vicentão equipamentos para o funcionamento de um cinema 3D.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Eidimarques Vaz (Secom Porto Nacional)