Prefeitura de Porto e Iphan acertam parcerias culturais para 2019

Secretário Municipal da Cultura e Turismo de Porto Nacional se reúne com Superintendente do Iphan 2

O Secretário da Cultura e Turismo de Porto Nacional, Arnaldo Bahia, se reuniu na última semana com o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN), Marcos Aurélio Zimmermann, tendo como principal objetivo apresentar as ações do Instituto para Porto Nacional no ano de 2019.

Dentre as ações discutidas estão: Educação Patrimonial em Rede, 38ª Semana da Cultura com participação do IPHAN, Fórum Cultural, Requalificação da praça, Sinalização e Revitalização da sede da SECULT, dentre outros.

Arnaldo afirmou que é necessário estar sempre em parceria com o Iphan. “Temos que buscar junto o apoio necessário no âmbito de fazermos algumas contemplações, como por exemplo as revitalizações necessárias no nosso Centro Histórico”, afirmou Bahia.

O Superintendente do IPHAN, Marcos Aurélio Zimmermann, se propôs a buscar recursos para tais benefícios. “Se tudo ocorrer como queremos esse ano terá a restauração da Catedral, o rebaixamento da energia, dentre outros serviços, além disso, dentro da semana da cultura iremos realizar durante três dias o fórum cultural onde traremos pessoas de fora, terão palestras com a comunidade e serão três dias de muitas atividades acadêmicas”, informou.

Secretário Municipal da Cultura e Turismo de Porto Nacional se reúne com Superintendente do Iphan 5

Centro Histórico

O Centro Histórico de Porto Nacional foi tombado pelo Iphan no ano de 2008. A área delimitada abrange cerca de 250 edificações, conjuntos de ruas e praças, incluindo o Espaço Cultural Beira Rio e o entorno da Catedral Nossa Senhora das Mercês.

No Centro Histórico destacam-se as edificações construídas pelos freis dominicanos como Catedral das Mercês, além de espaços públicos e residências.Arnaldo disse ainda que a 38ª Semana da Cultura deve acontecer entre os dias 7 e 13 de outubro e contará com diversas atividades.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)