CARNAVAL DE PORTO NACIONAL CHEGA AO FIM SENDO VISTO COM UM DOS MELHORES DO ESTADO

01-03-2017 17h 58

85

“Nossas expectativas foram superadas, tanto em relação ao número de foliões no circuito, quanto ao movimento visto em nosso comércio.” Assim o prefeito Joaquim Maia resumiu o carnafolia de Porto Nacional em entrevista aos meios de comunicação nesta quarta-feira de cinzas. Segurança e alegria marcaram a grande festa, dando às famílias portuenses a oportunidade de brincarem um carnaval de vários ritmos.

86

87

Com o efetivo da Polícia Militar reforçado, no Circuito Beira-Rio 50 policias militares fizeram da festa um local seguro e familiar. Somados às forças das polícias especiais, como a ROTAN, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, o ambiente foi marcado pela paz e alegria. “Nenhuma ocorrência relevante foi registrada no recinto e isso nos deixa feliz pois essa era uma das maiores preocupações do prefeito Joaquim Maia.” Disse o secretário da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, que esteve à frente da coordenação do Carnaval. Para o Comando da PM, a estrutura bem iluminada, com a Guarda Municipal fazendo a revista com o detector de metais e impedindo a entrada de garrafas no local contribuíram muito para a segurança.

88

O que se viu na cidade de Porto Nacional foi um comércio movimentado nestes seis dias de carnaval. A rede hoteleira ficou completamente lotada, bares, restaurantes e supermercados tiveram um acréscimo significativo nas suas vendas. O aquecimento das vendas também foi percebido pelos postos de gasolina. “Em meio à crise que todo o país atravessa, vimos na realização do carnaval a oportunidade de fomentar a economia do nosso município e esse objetivo foi alcançado. Além do comércio formal da cidade, a festa deu oportunidade aos nossos ambulantes que tiveram seu espaço no Circuito.” Disse comemorando Joaquim Maia.

Resgate da cultura

89

Além de fomentar a economia, outro objetivo exposto pelo prefeito era o de resgatar a cultura do carnaval de Porto Nacional. Sendo uma cidade de grandes manifestações culturais, Porto Nacional já viveu a glória de ter um dos melhores carnavais do Estado e o retorno desta tradição estava em pauta. “Além da grande estrutura montada no Circuito Beira-Rio, fizemos com a parceria das secretarias da Assistência Social (SEMAS), da Saúde, da Juventude e da Infraestrutura uma agenda contemplando os vários setores da cidade, incluindo os distritos Pinheirópolis e Escola Brasil. Levamos até eles um carnaval de muita alegria com a participação dos Bonecos Gigantes e da Cobra Boiúna, que faz parte da nossa cultura. Isso ao som do grupo Tambores do Tocantins. Organizados pela SEMAS, ainda houve a distribuição de pipoca e geladinho. Foram realmente seis dias de muita alegria!” Disse o secretário Arnaldo Bahia que agradeceu em especial a participação do músicos locais. “Nossos artistas fizeram a diferença. Contribuíram e muito para que tivéssemos essa grande festa. Tudo correu muito bem.” Finalizou o secretário.

Relatórios oficiais serão divulgados na sexta-feira, 03/03.