8ª Semana do Bebê: Peça teatral aborda cuidados na gestação e primeira infância

Peça teatral aborda cuidados na gestação e primeira infância 2

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da coordenação do SAE – Serviço de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 8, um momento de reflexão por meio de uma peça teatral voltada às gestantes e comunidade em geral. A abordagem integra a programação da 8ª Semana do Bebê e tratou sobre os cuidados na gestação, primeira infância e sobre a sífilis gestacional.

Teatro Informativo

Uma equipe de acadêmicos do 7º período de enfermagem do ITPAC/Porto apresentaram uma peça teatral mostrando os cuidados durante a gestação e abordando o perigo de doenças como a sífilis gestacional, que pode oferecer problemas ao bebê se não for feito um acompanhamento e o tratamento adequado. A doença é transmitida principalmente pelo ato sexual sem uso de preservativo, o que pode oferecer riscos a mãe e ao bebê durante e após o nascimento.

“Sabemos da importância de informarmos bem as nossas mães de primeira viagem dentro do período gestacional, assim como preconiza a Semana do Bebê. Os cuidados durante a gestação e os seis primeiros anos são de fundamental importância para o desenvolvimento da saúde das crianças e hoje essa peça teatral nos mostrou de forma lúdica e informativa que é importante sabermos os riscos das doenças e que a prevenção sempre é a melhor saída”, afirmou a Coordenadora do SAE, Lelice de Souza.

Peça teatral aborda cuidados na gestação e primeira infância

A ação que aconteceu na sede do CEME – Cento de Especialidades Médicas, foi conduzida por uma das organizadoras da 8ª Semana do Bebê, a  Diretora de planejamento da Saúde, Bruna Mirelly.

Participaram do evento, a Diretora de Atenção Especializada, Rozangela Mecenas, da Diretora da Atenção Básica, Dilce do Nascimento, profissionais da Secretaria de Saúde das unidades do SAE e CEME, acadêmicos do ITPAC, pacientes e comunidade.

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)