Documentarista portuense alcança mais de 200 mil visualizações no YouTube

Canto do curral

 

O jornalista e documentarista portuense João Luiz Neiva comemora 200 mil visualizações do seu documentário “O Giro da Folia de Cima” no YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos. O registro audiovisual retrata a Folia do Divino na zona rural de Monte de Carmo.

Em 2017 o documentário registrava 100 mil visualizações. Em menos de um ano a marca dobrou.

 

Beijar primeira cerimônia do dia no pouso

Registro da história

O documentarista faz parte da produtora audiovisual Idearte, que tem como foco de trabalho o patrimônio material e imaterial do Tocantins, principalmente de Porto Nacional. Em seu portfólio já se encontram 57 documentários. “O nosso objetivo é resgatar a memória do nosso Estado e da nossa cidade”, explica João.

“Nossa grande preocupação é formar outros coletivos e que outras pessoas também assumam essa responsabilidade”, ressalta o documentarista sobre a importância de se valorizar o registro audiovisual da cultura regional.

Documentarista portuense alcança mais de 200 mil visualizações no YouTube

Documentário

“O Giro da Folia de Cima” foi filmado por uma equipe de apenas quatro pessoas que rodou a zona rural de Monte do Carmo, Município vizinho de Porto Nacional.

A Folia do Divino é uma manifestação cultural e religiosa trazida de Portugal. “Os missionários religiosos expandiram para o mundo inteiro. Em cada lugar ela se adaptou às características da região onde foi desenvolvida. Ela se incorporou à cultura local. No caso de Monte do Carmo, é uma manifestação de quase 150 anos”, informou João.

De acordo com o documentarista, a dança e o animal utilizados no transporte dos foliões, são aspectos locais incorporados à Folia. “A súcia foi incorporada no último ato, o momento em que os foliões se interagem com o público. Aqui na região, o burro é o animal para transporte do giro da folia, por ser um animal resistente”.

Texto: Philipe Ramos (Secom Porto Nacional)

Fotos: Idearte