A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da secretaria municipal da Educação, abriu oficialmente na manhã de quinta-feira, 21, no Centro de Convenções Comandante Vicentão, o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização. O evento deste ano traz como tema: “Integrando saberes na perspectiva de letramento” e termina nesta sexta-feira (22).

O Seminário foi aberto pelo Coral Vozes da Liberdade, que apresentou uma canção cristã. Professores e profissionais da área lotaram o Vicentão.

A secretária municipal da Educação, Shirleide Maia, em sua fala de abertura, abordou a importância das discussões em torno do Pacto Nacional da Alfabetização e o trabalho realizado pela pasta em torno de políticas públicas efetivas.

“A Secretaria tem buscado através de capacitações, formações e seminários, trabalhar ações efetivas que contemplem a formação dos professores e beneficie nossos alunos da rede municipal. Hoje estamos discutindo a importância do pacto nacional da alfabetização, no contexto da integralidade e saberes, fazendo isso através de palestras, oficinas pedagógicas e discussões dentro do seminário. Buscamos assim assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental”, destacou Shirleide.

Alfabetização na idade certa

O Prefeito Joaquim Maia parabenizou a participação em peso dos educadores e ressaltou a importância do trabalho realizado em função da alfabetização. “Temos visto o empenho e a dedicação de todos envolvidos nesse processo de melhoria na educação municipal, e a busca pela melhoria dos nosso indicadores na educação básica. Esse seminário nos remete a um desafio muito grande, que é de trabalhar a alfabetização na idade certa. Hoje vemos de forma clara o envolvimento de cada professor que veio participar e sair daqui ainda mais capacitados e com vontade de contribuir ainda mais pela evolução da nossa educação”, reiterou Joaquim.

Seminário do Pacto Nacional da Alfabetização discute integralidade de saberes na educação de Porto Nacional 2

Programação

O seminário teve em seu primeiro momento a palestra Travessia e Travessuras: discussões sobre a passagem da educação infantil para o ensino fundamental, ministrada pela Professora Esp. Evelyn da Silva Santos. Logo após foi servido o café da manhã, seguido de apresentações artísticas, encerrando com a palestra, Motivando o Aprender, ministrada pela Professora Esp. Inês Maria do Carmo Garção. No período da tarde, foram realizadas oficinas pedagógicas no ITPAC e UAB, voltadas para professores da educação infantil e ensino fundamental.

Sobre o Pnaic

O Pnaic - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um Programa do Ministério da Educação que conta com a participação articulada do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, dispostos a mobilizar todos os seus esforços e recursos, na valorização dos professores e escolas, no apoio pedagógico com materiais didáticos para atender as crianças e na implementação dos sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento.

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

Fotos: Eidimarques Vaz (Secom Porto Nacional)