Prefeitura de Porto Nacional realiza ação no CRAS União com oferta gratuita de exames preventivos

 

Prefeitura de Porto Nacional realiza ação no CRAS União com oferta gratuita de exames preventivos 2

 

Na tarde desta segunda-feira, 23, dezenas de mulheres com idade de 25 a 64 anos, tiveram a oportunidade de realizar exame citopatológico, o conhecido papanicolau, e ainda receber orientações sobre o câncer de colo de útero, durante a ação do exame preventivo, promovida pela Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Os atendimentos foram realizados no CRAS União (Centro de Referência de Assistência Social) do Setor Vila Nova pela equipe da Unidade Básica de Saúde – UBS Viviane Pedreira e o curso de enfermagem do ITPAC Porto.

Com intuito de alertar as mulheres sobre o exame preventivo contra o colo de útero, a iniciativa busca aproximar a população de ações efetivas que cheguem o mais perto possível da comunidade.

“A importância é justamente a prevenção. A gente coleta células do colo do útero e essas células coletadas são as que determinam se há alteração, ou não”, explicou a enfermeira e coordenadora da UBS, Vanessa Gomes.

"A busca pela parceria do CRAS União foi a necessidade de atender as demandas da população colocando a disposição os serviços que lhe são de direito. Nosso objetivo como UBS foi efetivado, atendemos em horário diferente  para que as mulheres tivesse a oportunidade de receber essa ação", ressaltou Marieta Mascarenhas, também coordenadora da UBS Viviane.

Prefeitura de Porto Nacional realiza ação no CRAS União com oferta gratuita de exames preventivos

 

“É importante ressaltar que a Unidade Básica de Saúde Viviane Pedreira percebeu a dificuldade dessas mulheres da comunidade de estarem frequentando a UBS para realizar o exame preventivo por questão de horário de trabalho. Então, o desafio foi lançado de fazer hoje o atendimento pelo CRAS União no horário das 18h às 22h, abrindo assim oportunidade para essas mulheres que trabalham durante o dia fazer o atendimento. Toda equipe do CRAS entrou com a divulgação nos grupos de convivência que são os usuários atendidos pelo centro de referência, para estarem vindo colher o preventivo. A importância de trabalhar em rede é isso, atender a comunidade da melhor forma”, destacou a Coordenadora do CRAS união, Cynthia Souza.

O exame Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo, identifica lesões que antecedem o câncer, permitindo o tratamento antes que a doença se desenvolva.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)