Seminário marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes 2

Com o intuito de conscientizar e informar sobre o combate e prevenção a qualquer tipo de abuso contra criança e adolescente, a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS), realizou um seminário nesta quinta-feira, 17, reunindo centenas de estudantes da rede de ensino municipal, estadual e privada.

A iniciativa integra as ações de 18 de maio, dia da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Organizado em dois turnos, o evento ocorreu no auditório do Centro de Convenções Vicente de Paula, contando com a participação de gestores municipais, profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social e Judiciário.

“Pode Ser Abuso”

Com o tema “Pode Ser Abuso”, o seminário foi coordenado pelo Centro de Referência Especializado e Assistência Social (CREAS) e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O evento contou com parcerias importantes, como a Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, além de instituições e órgãos atuantes na Rede de Proteção da Criança e Adolescente, sendo eles, o Conselho Tutelar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Defensoria Pública, o Serviço de Atenção Especializada às pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital Materno Infantil Tia Dedé.

Aberto para participação da população, a solenidade abordou o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Para abordar o tema, palestraram a promotora de justiça, Dra Márcia Mirele Stefanello, a Defensora Pública, Dra Elisa Maria Pinto de Souza, a coordenadora Regional do Proerd, Ten. Shirley Rocha Albino.

Garantia de direitos

Para o vice-prefeito, Ronivon Maciel, o Município tem papel fundamental na execução das políticas de proteção e na garantia de direitos a crianças e adolescentes. “A campanha tem a finalidade de mobilizar a população para o combate à violência que infelizmente ainda acontece com grande incidência”, disse Ronivon

Em seu discurso, a secretária municipal Verônica Fontoura, ponderou sobre a importância do poder público manter o assunto em evidência. “Desde sempre as violências e negligências existem, e é um dever do poder público alertar e conscientizar a população sobre esses problemas, mas também a sociedade tem que participar denunciando.

Na programação, o público presente teve a oportunidade de assistir a apresentação do coral do CRAS UNIÃO e CRAS Esperança.

Participaram do evento autoridades como a representante do Ministério Público, a promotora de justiça, Dra Márcia Mirele Stefanello, a Defensora Pública, Dra Elisa Maria Pinto de Souza, o vice-prefeito Ronivon Maciel, a Secretária Verônica Fontoura, a superintendente da Educação, Shyrleide Maia, a coordenadora Regional do Proerd, Ten. Shirley Rocha Albino, a psicóloga do Savis, Rossana Boni, o presidente do Conselho Tutelar, Flávio Pereira Reis, o presidente do CMDCA, Alan Gomes, e o assistente social da Defensoria Pública, Jurimar Lima.

Seminário marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes 3

18 de maio

Por ocasião da data, ao longo da semana, a Prefeitura promoveu uma programação especial voltada ao tema, com palestras, rodas de conversas, debates, orientações quanto à prevenção e importância da denúncia estão entre as ações coordenadas pela Secretaria da Assistência Social.

O dia 18 maio foi escolhido em razão da história de Araceli Cabrera Sanches, morta em 1973, aos 8 anos de idade. Araceli foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito do Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram condenados.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)