Frente da Juventude Pensando o Tocantins é lançada em Porto Nacional

Frente da Juventude Pensando o Tocantins é lançada em Porto Nacional

 

Foi lançada em Porto Nacional a campanha “Frente da Juventude Pensando o Tocantins”.  No evento de lançamento, que aconteceu na última terça-feira, 31, estiveram presentes gestores representantes da juventude dos Municípios de Colinas, Araguaína, Palmas, Miracema, Rio da Conceição, Monte do Carmo, Brejinho de Nazaré, Gurupi, Paraíso, Tocantínea, Lajeado, dentre outros.

Organizado pelo Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, temas variados voltados para o fortalecimento das políticas públicas de juventude foram debatidos. Além de ter sido uma oportunidade para a troca de experiências entre aqueles que trabalham com as questões sociais.

O presidente da Fundação Municipal da Juventude de Porto Nacional, Murilo Ferreira, que foi o anfitrião, ressaltou o caráter apartidário do movimento.

“É a primeira vez que a gente se organiza em torno de uma pauta estadual para falar sobre os rumos e futuros das políticas públicas para a juventude tocantinense”, disse presidente da Fundação da Juventude de Porto Nacional, Murilo Ferreira.

 

Frente da Juventude Pensando o Tocantins é lançada em Porto Nacional 3

 

Carta compromisso

Murilo informou que foi redigida uma carta compromisso para ser assinada pelos candidatos que concorrerão ao Governo do Estado como compromisso formal com a juventude tocantinense. “Estamos fazendo aqui um debate afirmativo com o intuito de planejar ações por uma sociedade melhor, que tenhamos potencial de agregar nossos jovens, e fazer um desenvolvimento ainda maior em nosso Estado”, disse.

Ainda de acordo com o presidente da Fundação da Juventude, os eixos debatidos do Estatuto Nacional de Juventude engloba direito à cidadania, direito à justiça, direito à cultura, ao esporte, ao lazer, à mobilidade, à educação, à saúde, entre outros direitos específicos do segmento.

Para o Conselheiro Nacional da Juventude, Gustavo Gama, o lançamento da “Frente da Juventude Pensando o Tocantins” é essencial para apresentar as políticas públicas de juventude para a classe política.

“Hoje por iniciativa do gestor de Porto Nacional, Murilo, que faz parte da mesa diretora do Fórum Nacional de Gestores da Juventude, está reunindo aqui a sociedade civil e o Conselho Nacional da Juventude que na oportunidade lançam também a campanha “Conselhos em Rede”, que é uma iniciativa do governo federal pra discutir a realidade do Tocantins. Nós sabemos que o Tocantins tem suas particularidades nas demandas para a juventude. E daqui, sairá um documento pra ser assinado não somente pelos candidatos a governador, mas também, para os candidatos a deputados federais, estaduais e senadores”, enfatizou Gama.

O evento contou também com a participação do “Grupo Esperança Viva” representada pelo voluntário da ONG, Mauro Mariano. “Nós fomos convidados a participar trazendo tanto informações, quanto planos na prevenção do uso e abuso de drogas por parte de jovens de Porto Nacional”, afirmou. O presidente da Casa dos Conselhos, Manoel Olympio Brito, também esteve presente.

 

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)