Projeto Social de Badminton, com apoio da Prefeitura de Porto Nacional, comemora classificação de alunas ao Mundial da Índia

Porto Nacional carrega o título de capital cultural do Tocantins pela sua vasta história na produção intelectual e artística, e ao longo do tempo, tem se tornado referência no esporte regional e nacional. Canoagem, paraatletismo, natação e badminton são modalidades esportivas que vem projetando o Município em âmbito nacional e internacional e fazendo da cidade um celeiro de novos e promissores talentos.

Prova disso, no último final as atletas de badminton Giovanna Medrado e Gleyce Barbosa participaram III Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton em Campo Grande (MS). Elas conseguiram a classificação para o Campeonato Mundial Escolar de Badminton, que acontecerá na cidade de Pune na Índia.

Apoio

Criado em 2015, pelo professor de Educação Física e Coordenador da Secretaria dos Esportes de Porto Nacional, Adaziel Medrado, o projeto social Combad (Comsaúde/Badminton) nasceu no Centro das Crianças Heloisa Lotufo Manzano, no setor Parque Eldorado. Conta com estudantes da escola estadual Carmênia Matos Maia e de vários setores como Nacional, Parque Eldorado, Imperial, Padre Luso, Brigadeiro, Santa Rita, dentre outros.

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, mantém uma parceria com a ONG Comsaúde e é um dos grandes apoiadores do projeto. O Município paga as contas de água e energia do prédio e ajuda financeiramente as viagens dos atletas para competições pelo Brasil e pelo Mundo. Inclusive, apoiou a viagem de Giovana e Gleyce para Campo Grande.

Por meio dos projetos Semeando Vidas e Atletas do Futuro, em parceria com o Sesi, o Município também ajuda com os materiais esportivos.

“Iniciamos o projeto com 15 atletas e hoje somos em 76. Já conseguimos resultados que nos deixa em evidencia. Trabalhamos muito, e temos um profissional que se doa muito pela esporte, que é o Rafael Fontoura. Já fomos campeões brasileiros escolar e iremos agora disputar nosso segundo campeonato mundial, na Índia, em uma modalidade que vem crescendo e ganhando adeptos”, explicou Medrado.

Projeto Social de Badminton com apoio da Prefeitura de Porto Nacional comemora classificação de alunas ao Mundial da Índia 2

Mundial na Índia

As atletas Giovanna Medrado e Gleyce Barbosa, ambas de 16 anos, integrarão a Seleção Brasileira de Badminton, e  não escondem a ansiedade de disputar mais uma competição internacional e poder representar Porto Nacional e o Tocantins no Campeonato Mundial de Badminton. “Pra mim é um prazer muito grande poder conhecer um novo país e disputar outro mundial, já pesquisei na internet sobre a cultura da Índia e sei que o nível lá será alto também, mas estamos nos dedicando nos treinamentos e iremos buscar um bom resultado na competição”, destacou Giovanna Medrado.

A atleta Gleyce Barbosa, falou do frio na barriga que tem sempre quando dá entrevista e disse que se sente preparada para voos mais altos dentro do esporte. Hoje ela é a 1ª colocada no ranking estadual de Badminton. “Eu acredito muito no badminton e no projeto que participamos, sei que nossos resultados tem sido surpreendente para muitas pessoas, mas temos nos dedicado muito e aprendido dia a dia sobre a modalidade. No futuro eu penso de cursar uma faculdade de arquitetura e crescer junto com o esporte”, ressaltou Gleyce Barbosa.

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)
Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)