Prefeitura de Porto Nacional implanta Fazendinha da Produção

Prefeitura de Porto Nacional implanta Fazendinha da Produção em local abandonado 3

 

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Produção, lançou o projeto “Fazendinha da Produção”. Um dos objetivos principais é incrementar a merenda escolar das escolas da rede municipal.

“Esse era um espaço abandonado e sujo. Hoje fizemos a transformação. Aqui usamos bambu, por exemplo, dentre outros materiais que podemos encontrar facilmente. Toda semana temos visitação das escolas do Município acompanhando o andamento do projeto”, informou o Secretário da Produção, Jefferson Lopes.  

Prefeitura de Porto Nacional implanta Fazendinha da Produção em local abandonado 2

A Fazendinha da Produção

Depois da implantação da Horta Escolar, nas proximidades da Escola Municipal Delza da Paixão, no Setor São Vicente, o espaço tem agora o Projeto “Fazendinha Da Produção” que traz a produção de peixes, patos, coelhos, codornas, galinhas, árvores frutíferas, dentre outros.

Para o Secretário da Produção, a Fazendinha é um marco para o Município. “Tudo o que se produzir aqui irá para a merenda escolar. Um exemplo são as codornas. Teremos aqui 50 codornas que irão produzir aproximadamente 50 ovos por dias. Calculando por semana será um numero bem significativo para as escolas municipais”, explicou Jefferson.

A Fazendinha terá mais de 100 pés de árvores frutíferas.

Tanque de Peixes

A expectativa é que em até 6 meses sejam produzidas mais de 500 toneladas de peixes para o abate.

Prefeitura de Porto Nacional implanta Fazendinha da Produção em local abandonado

Avanços

Para Jefferson é inegável os avanços que a agricultura de Porto Nacional está conquistando. “Eu fico feliz de ver o que está acontecendo na zona rural. Os tratores trabalhando, gradeando, abrindo cacimbas, o calcário chegando na porta do pequeno produtor. Temos dado um suporte imenso e já podemos ver que a Secretaria da Produção tem alavancado o setor produtivo”, finalizou Jefferson.

Museu

O local ainda contará com exposição de maquinas agrícolas que fizeram história em Porto Nacional.


Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Eidimarques Vaz (Secom Porto Nacional)