ÁGUA E ESGOTO DE PORTO NACIONAL TEM APROVAÇÃO PELA AGÊNCIA TOCANTINENSE DE REGULAÇÃO

22-03-2017 11h 46

 

134

Fiscais do Conama avaliam as condições da água e esgoto de Porto Nacional e aprovam


Uma série de ações de fiscalização no sistema público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, vem sendo realizado desde o dia 6 de março, em 46 cidades do estado do Tocantins, sendo que Porto Nacional teve sua avaliação final concluída nesta segunda-feira 20, no saldo geral da ação foi constatado que a água distribuída é de boa qualidade e própria para o consumo e que a rede de esgotos se encontra dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Segundo o gerente de Saneamento da ATR, Robson Gabriel de Araújo, em relação aos resultados sobre o sistema de abastecimento de água em Porto Nacional, não foi observada nenhuma irregularidade que merecesse destaque. “O principal objetivo foi verificar se a água distribuída à população encontra-se dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Foram analisados os parâmetros: cloro, turbidez, cor e PH, todos se encontravam dentro do estabelecido. Portanto, podemos assegurar, à população, que a água distribuída em Porto Nacional é própria para o consumo humano”, garantiu.

Em relação a análise realizada junto ao sistema de Esgoto sanitário, também não ocorreu nenhum fato de destaque. E as análises de amostra dos efluentes de esgotamento, na saída do tratamento, se encontram dentro dos parâmetros estabelecidos.

CONSCIENTIZAÇÃO

135

A observação realizada pelo órgão é que foram em todas as estações elevatórias, e nos poços de sucção, foram encontradas grandes quantidades de sacolas plásticas de lixo, uma vez que esse fato certamente vai acarretar no entupimento da rede, ocasionando extravasamentos nos poços de visitas, e até danificando as bombas das elevatórias. Portanto, cabe à concessionária e ao Poder Público Municipal realizar uma campanha educativa voltada à população, para diminuir essa incidência”, alertou o presidente da Agência de Regulação, Jota Patrocínio.
Fonte: Núbio Brito/ ATR
Imagens: Secom/TO