INAUGURADA BASE COMUNITÁRIA DA POLÍCIA MILITAR, EM PORTO NACIONAL

29-06-2017 17h 20

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 29, em Porto Nacional, a Base Comunitária da Polícia Militar (PM), no setor Parque Liberdade. A base faz parte de uma ação integrada com a comunidade entre Polícia Militar, por meio da Polícia Comunitária, Prefeitura Municipal e participação popular. Na solenidade, estiveram presentes o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva; o comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Jerry Adriane; o subcomandante, major Moisés Mecenas, militares, autoridades locais como o prefeito municipal, Joaquim Maia, vice-prefeito Ronivon Maciel, vereadores, membros do Conselho Comunitário de Segurança da Região Sul e Sudeste de Porto Nacional (Conseg) e comunidade.

337

Prefeito Joaquim Maia e vice Ronivon Maciel com autoridades militares e s perita da Polícia Japonesa, Hisami Ohashi, que compõe a comitiva Japonesa da JICA

Ainda esteve presente na cerimônia, a comitiva japonesa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que realiza uma visita técnica em Palmas e foi convidada a prestigiar o evento. Com a inauguração da nova base, que abrange 13 setores, a comunidade terá uma espaço mais confortável e amplo para exercer as atividades de Polícia Comunitária na região sul e sudeste do município.

Combate às drogas

O prefeito Joaquim Maia ressaltou a importância da Base Comunitária da Polícia Militar para Porto Nacional. “Fizemos uma campanha destacando a criminalidade e o aumento do número de usuários de drogas na cidade e temos o compromisso de diminuir esse que é um grande problema para a sociedade. A presença da Polícia Comunitária, com a proximidade característica entre os seus policiais e os cidadãos tem mostrado ao mundo que trás resultados e tenho certeza de que aqui em Porto Nacional não será diferente. A administração será parceira em todos os momentos.” Disse o prefeito ao entregar a obra à Polícia Comunitária.

338

Prefeito Joaquim Maia fala da importância da Polícia Comunitária

Para o comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Jerry Adriane, a PM espera colher bons frutos com mais essa ferramenta de integração entre a corporação e a comunidade. “Mais do que o trabalho repressivo, nós temos ainda a vertente social. A Polícia Comunitária é prova disso, a inauguração dessa base tem o objetivo de trazer mais benefícios à comunidade portuense”, frisou.

A presidente do Conseg, Ides de Nazaré Ribeiro Neres de Souza, relatou a importância do respaldo da PM em auxiliar nas demandas locais.” Com a inauguração desse complexo, podemos atuar juntamente com a PM em prol de diminuir a criminalidade na nossa região, solucionar conflitos, já que o policial militar estará mais próximo das pessoas, assim como colaborar na formação de cidadãos de bem. Nossa comunidade está muito feliz”, considerou. Na ocasião, ainda houve uma apresentação de uma música gospel e de ações desenvolvidas pela Base Comunitária.

339

Logo após, a perita de longo prazo da Polícia Japonesa, Hisami Ohashi, abordou sobre a importância de ações de Polícia Comunitária para que o Brasil alcance o mesmo resultado do Japão, que tem a Polícia como referencial em todo o mundo. “ Para manter uma segurança pública eficaz, o cidadão deve ter a consciência de sua importância nessa construção da redução da criminalidade, pois esta é construída no dia-a-dia. Esse espaço será um elo essencial para que essa interação aconteça”, destacou.