Educação: Porto Nacional é a primeira cidade do Tocantins a receber um Projeto de Formação Continuada de nível nacional

WhatsApp Image 2019 08 20 at 10.07.07

A Prefeitura de Porto Nacional deu início, nesta semana, a mais uma formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino. Desta vez em uma parceria com a Secretaria da Educação e o Instituto Esporte & Educação (IEE), presidido pela ex-atleta de voleibol, Ana Moser, reunindo diversos profissionais da educação. A solenidade de abertura aconteceu no auditório Professor Tadeu Zerbini, no Anexo II da Prefeitura. A realização da primeira edição na cidade, conta com financiamento da Bayer do Brasil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

WhatsApp Image 2019 08 20 at 10.07.56

O intuito do projeto é contribuir para a formação de professores de educação física, professores pedagogos e gestores escolares, por meio de formação teórica e prática em Esporte Educacional, desenvolvendo instrumentos pedagógicos e de gestão para a rede municipal de ensino.

A programação ocorreu durante dois dias, 20 e 21 de agosto. Foi o primeiro módulo do primeiro ano do projeto no Município, envolvendo mais de 80 profissionais, divididos em dois grupos: um, com professores de educação física infantil e fundamental I e II, e outro, com gestores escolares.

O primeiro grupo teve como temáticas: “Dimensões Sociais do Esporte e Princípios do Esporte Educacional”, enquanto o segundo trabalhou sobre um comitê da “Escola Ativa”.

Acompanhado da secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia, o evento contou com a presença do prefeito Joaquim Maia que incentivou os professores nos processos de capacitação.

WhatsApp Image 2019 08 20 at 10.07.43

“É uma satisfação estarmos encontrando na iniciativa privada, mais especificamente através da Bayer, o entendimento da importância da responsabilidade social. Os professores são os grandes multiplicadores. Por isso, precisamos investir cada vez mais em ações como estas, levando até às escolas, a formação da inclusão do esporte educacional, dentro da educação do município”, ressaltou o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia.

WhatsApp Image 2019 08 20 at 10.07.51

Participaram do evento de abertura, a subcoordenadora do Instituto Esporte & Educação, Cibelle Borges, o secretário municipal da Administração, José Antônio de Macedo, a diretora Pedagógica da Semed, Gisele Cristine de Oliveira, além dos representantes da Bayer, Pedro Paulo e Paulo Couto.

Para a subcoordenadora do IEE, Cibelle Borges, o projeto tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o intuito de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro da escola.

“Quando falamos de esporte pra todos, dentro da escola, percebemos que paradigmas precisam ser quebrados. Só joga quem sabe aquela modalidade, quem tem uma habilidade motora bem aprimorada”, exemplificou Cibelle.

WhatsApp Image 2019 08 20 at 10.08.02

Para o professor municipal, Ibis Alan, o esporte assume um papel importante no desenvolvimento dos jovens. “Entendemos que o esporte tem sua característica de educação e, também, de transformação social. Precisamos ensinar as crianças a ter esse movimento, a ter educação física não só como uma matéria, mas como questão de vida, para que possam crescer e se desenvolver com saúde”, refletiu.

“Agradecemos, enquanto Secretaria, essa parceria que veio nos ajudar na prática pedagógica com os alunos. Temos trabalhado muito as capacitações, mas não voltadas para a educação física”, avaliou a coordenadora pedagógica, Francisca Hilderlene Macedo.

“Nós acreditamos fortemente que o esporte tem poder de transformações. E nesse sentido, a Bayer tem patrocinado eventos como este, em todo o Brasil, em parceria com o Instituto Esporte & Educação e os municípios, como hoje, em Porto Nacional”, destacou o administrador da unidade Bayer no Município, Pedro Paulo Silva.

WhatsApp Image 2019 08 20 at 10.06.09

WhatsApp Image 2019 08 20 at 10.07.10

As atividades aconteceram na Sala de Formação da Secretaria Municipal da Educação, e na quadra poliesportiva da Escola Municipal Divino Espírito Santo.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento.

A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2018, com cerca de 120 mil colaboradores, obteve vendas de € 39,6 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,6 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,2 bilhões. Para mais informações, acesse www.bayer.com.br.

O Instituto Esporte & Educação (IEE)

Foi criado pela Ana Moser, ex-atleta e medalhista olímpica de Vôlei. O IEE já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em eventos por todo o País, além de formar mais de 40 mil professores.

WhatsApp Image 2019 08 20 at 10.07.00

WhatsApp Image 2019 08 20 at 10.07.58