Prêmio Porto Sustentável coroa vencedores na 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional por meio da Secretaria do Meio Ambiente, premiou na noite do último domingo, 23, 09 vencedores dentro do 2º Prêmio Porto Sustentável, nesta edição foram inscritos 47 projetos, triplicando o número da última edição e solidificando a importância do prêmio que destaca ações voltadas a sustentabilidade e práticas de preservação e conservação do meio ambiente.

e6304037 c909 42cd b56a 84c2a1ccd5d9

Premiação

A entrega dos prêmios foram feitas no café literário “Cora Coralina”, dentro da 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional, fechando com chave de ouro o evento cultural que se tornou a maior feira literária do estado do Tocantins e da região Norte do Brasil.

Foram entregues prêmios para os três primeiros colocados de cada categoria com troféus e o valor de R$ 1.500 reais, (1ºlugar), R$ 1.0000 (2º lugar), R$ 500,00 (3º lugar).

Após a premiação, o Prefeito Joaquim Maia, ressaltou a importância da participação da sociedade em ações de sustentabilidade no Município.

“ Hoje estamos coroando os vencedores da nossa segunda edição do Prêmio Porto Sustentável, que esse ano superou as expectativas com 47 projetos inscritos, nos dando a oportunidade de absorver esses projetos em ações ambientais que fortalecerão o município como cidade sustentável. Isso nos mostra que estamos no caminho certo para que a cada dia possamos junto com sociedade unirmos forças e fazermos uma cidade melhor e mais sustentável.” Afirmou Joaquim Maia.

A Secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Sarah Mourão, agradeceu ao apoio da Gestão e parabenizou toda a equipe da Secretaria pelo empenho e pela solidificação do Prêmio.

fa4b8b7f 3272 40ca bd07 7490e0d1289d

“Nesta entrega estamos contemplado os nove vencedores das categorias escolhidas por uma equipe técnica, e afirmando essa importante premiação como realidade, temos uma equipe que vem trabalhando dia a dia dando suporte as ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Porto Nacional tem sido destaque em todo o estado do Tocantins por desenvolver ações ambientais e isso se confirma com a premiação que estamos indo receber dentro do II Fórum de Gestão Ambiental em São Paulo, nesta semana, como um dos 100 municípios do Brasil com ações efetivas de sustentabilidade.” Pontuou a Secretária.

Citando a importância da parceria entre gestão e entre os vários segmentos organizados da sociedade, o Secretário Executivo de Meio Ambiente, Eduardo Benvindo, enalteceu a evolução do Prêmio Porto Sustentável.

“  No ano passado foram 17 projetos inscritos e esse ano quase que triplicamos com 47 projetos, nos dando a certeza que estamos no caminho certo, a nossa preocupação era justamente escutar a nossa população e saber de fato o que eles querem de melhor para mudar a qualidade de vida e poder contar com essa parceria que são os projetos feitos por cada um deles e que juntos poderemos colocar em prática.” Afirmou, Benvindo

6ba1f955 4788 4abc bfea 987a51a750ea

13edb33c abfe 4f37 8b5f fd5947ff642e

Confira os vencedores do 2º Prêmio Porto Sustentável

Categoria: Instituição de Ensino:

1º Colocado - Centro Educacional Nossa Senhora do Rosário (Colégio das Irmãs), com o projeto: Reaproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado para usos não potáveis no colégio sagrado coração de jesus no município de porto nacional.

2º Colocado -  Centro Municipal de Educação Infantil Izidória Quirino dos Santos. Com o projeto:  Brincadeira sustentável: a produção da horta na educação ambiental e alimentar.

3º Colocado - Centro Educacional Nossa Senhora do Rosário (Colégio das Irmãs) Com o projeto: Conhecer para preservar – Ribeirão São João.

Categoria: Organização da Sociedade Civil

1º Colocado - Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Porto Nacional – (APAE), com o projeto limpando o meio ambiente e varrendo a exclusão.

2º Colocado -  Conselho Escolar da Escola Municipal Faustino Dias dos Santos, Com o projeto:  Despertando para o consumo sustentável.

3º Colocado - Associação dos Artesãos de Porto Nacional – Tocantins, Com o projeto:  Viver Porto: Reciclando artes.

Categoria:  Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

1º Colocado -  Álvaro Alves de Carvalho, com o projeto: “Plantio de Árvores na Orla Avenida Beira Rio”

2º Colocado -   Denis Carlos Fonseca Gomes, com o projeto: “O Poder de Reuso com a Robótica, Foguete de garrafa pet e o sabão artesanal: a reutilização de resíduos para geração de renda e educação ambiental”

3º Colocado - Conselho da Comunidade Prisional, com o projeto: Amarelinho - mutirão de combate à dengue e de limpeza urbana.

Texto: Willian da Luz – Secretaria da Comunicação

Fotos: Dornil Sobrinho