Prefeitura de Porto Nacional amplia ações de prevenção a Hanseníase

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta, 20, na UBS (Unidade Básica de Saúde), do setor Brigadeiro Eduardo Gomes, uma ação de prevenção, monitoramento e avaliação dos contatos de pacientes que tiveram hanseníase.

8e092392 dd6a 4264 9df7 71cbf49f09d7

Prevenção

De acordo com a coordenadora da atenção básica, Dilce Ribeiro, o trabalho tem sido ampliado e acontece desde o mês de janeiro em todas as unidades de saúde, visando um melhor acompanhamento dos pacientes.  Ela explicou que a equipe por meio dos agentes comunitários de saúde, realiza uma busca e encaminha os casos para uma Unidade, onde é feita uma avaliação multiprofissional.

“Temos ampliado as ações junto com as equipes da Estratégia de Saúde da Família, diretoria de atenção primária e serviço de assistência especializada, junto à coordenação do programa de hanseníase através de exames de contato, que permitem rastrear a doença e permitem detectar precocemente lesões, sendo necessário essa investigação que tem o objetivo de romper essa cadeia de transmissão da doença”, explicou Dilce.
Todo o trabalho desta sexta contou com o apoio da coordenadora da ESF - Sara Janai e dos Enfermeiros Gessy do SAE – Serviço de Assistência Especializada e da Enfermeira Edeilma, além da equipe da UBS do setor Brigadeiro Eduardo Gomes.

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

Fotos:Dilce Ribeiro