Secretaria da Saúde de Porto Nacional apoia projeto integrador do ITPAC que leva saúde, cultura e educação para comunidade

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, apoiou no último sábado, 5, o projeto Integrador da Faculdade de Odontologia da Fapac/ITPAC de Porto Nacional, o "Integra Odonto". A ação é uma realização do 7º período do curso de odontologia e aconteceu na Orla.

O evento coordenado pelos professores do curso de odontologia, Hugo Dias e Mariana Lindemaier, teve como objetivo contribuir com a saúde da população por meio de atendimento preventivo e instruções de higiene bucal. Ofereceu ainda explicações acerca da saúde bucal, bem como diagnóstico e prevenção de doenças, distribuição de brindes, escovação orientada e atividades educativas e culturais.

Missão social

"O sentimento é de gratidão em realizar esta ação na orla da cidade, construindo conhecimento e aprendizado coletivo fora dos muros da faculdade, com o apoio do poder público, e a participação da sociedade. Ressaltando que, essa ação também tem uma missão social que é arrecadação de alimentos não perecíveis para a doação a uma instituição filantrópica de Porto Nacional", enfatizou o professor Dias.

A Semus como parceira e apoiadora do evento, disponibilizou a unidade móvel de saúde para atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, e testes rápidos de glicemia, HIV, sífilis, entre outros, conduzidos pela coordenadora dos programas de saúde, Andisléia Ribeiro Lima.

Secretaria da Saúde de Porto Nacional apoia projeto integrador do ITPAC que leva saúde cultura e educação para comunidade 3

"Trazer os testes rápidos para essa ação do Integra Odonto é primordial, porque a gente tem levado também em todas as unidades de saúde, em todos os bairros, e em todos os lugares possíveis. Sabemos que o diagnóstico precoce tem o resultado mais rápido, uma resolutividade para a população. Então pedimos que a comunidade nos procure também, pois todas as unidades são capacitadas para fazer. O SAE, Serviço de Assistência Especializada, é capacitado, a gente recebe o paciente, é só chegar e falar eu quero fazer o teste, não tem fila pra fazer, o resultado é até 15 minutos. Estamos à disposição para a comunidade", explicou a enfermeira Andisléia do SAE.

Secretaria da Saúde de Porto Nacional apoia projeto integrador do ITPAC que leva saúde cultura e educação para comunidade 2

Na oportunidade, para a otimização do evento, a Secult colaborou com uma estrutura de médio porte, incluindo palco, tendas e aparelhagem de som.

Para a acadêmica do 7o período de Odontologia, Maria Tereza Costa Almeida, 20 anos, a ação foi enriquecedora.

"É de grande valia a gente colocar em pratica tudo que a gente ver na faculdade, porque agregamos literalmente a multidisciplinaridade na saúde do indivíduo", explicou.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)