Nesta semana Porto Nacional recebeu uma caravana muito especial. Quase 500 pessoas, entre missionários, voluntários e profissionais participam do Projeto Uma Semana pra Jesus. O Prefeito Joaquim Maia juntamente com as secretárias, Anna Cristyna Brito, da Saúde, e Marimar Aiala, da Comunicação, acompanharam as atividades do Projeto realizado pela Igreja Metodista.

Joaquim foi recebido pelo médico e coordenador da área de saúde do projeto, Dr. Cicílio Alves de Moraes e demais membros da equipe. Na oportunidade Dr. Cicílio comentou sobre o projeto para atender a população de forma voluntária, instalado na Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, disponibilizando atendimentos de: Clínica Médica, Enfermagem, Farmácia, Laboratório, Fisioterapia, Odontologia e Consulta jurídica.

Prefeito Joaquim Maia e secretária de Saúde acompanham atividades de projeto missionário Uma Semana Para Jesus 3

Cuidado com a população

Joaquim Maia expressou o prazer e a satisfação da gestão municipal e de toda população em estar recebendo a todos colaboradores no Município e o privilégio de Porto Nacional ser a primeira cidade do Estado de Tocantins a sediar este importante projeto.

“É uma enorme felicidade pra Porto Nacional estar recebendo um projeto como esse, um projeto que vem exatamente ao encontro daquilo que praticamos, de cuidar das pessoas, de estar procurando os caminhos que possamos atender e bem a nossa população. Todos os atendimentos que estão acontecendo durante essa semana missionária, só vêm a reforçar a nossa construção e condição de atendimento da demanda que existe hoje na nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

Para a execução do projeto foi fundamental a participação do poder público, dado sua amplitude, onde a Prefeitura de Porto Nacional trabalha em parceria, bem como a participação da instituição UniEVANGÉLICA da cidade de Anápolis (GO), com recursos acadêmicos e profissionais habilitados para as atividades na área de saúde e educação do projeto.

Prefeito Joaquim Maia e secretária de Saúde acompanham atividades de projeto missionário Uma Semana Para Jesus 2

Atendimento em Saúde

“Ano passado quando viemos visitar a cidade para pensar o projeto, nós fomos acolhidos de forma muito carinhosa. E nós sentimos que seria assim também durante o projeto, e está assim. Nós temos observado também, que a população não está a mercê de si mesma. As pessoas estão sendo bem cuidadas, então não tivemos até agora nenhum paciente que pudéssemos pensar assim, ele estava abandonado à própria sorte. Isso é muito bom que a cidade por si só já faz seu dever de casa”, comemora o coordenador da área de saúde do projeto, Dr. Cicílio Alves de Moraes.

Para a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito Bezerra, a ação missionária é um grande presente para Porto Nacional, na semana que sucede o aniversário da cidade, porque vem com aspecto humanizado, com enfoque na área da saúde. "A gente tem uma demanda, onde temos procurado trabalhar enquanto gestão, cuidando das pessoas dentro dos nossos serviços de saúde. E a gente receber toda uma equipe capacitada vinculada há uma universidade com o propósito muito grande de cuidar das pessoas só agrega ao nosso trabalho aqui, no cuidado para com as pessoas”, comemorou Brito.

O projeto existe desde 1996. Nasceu com o objetivo de cumprir a missão da igreja de sair do templo para fazer missões.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)