Prefeitura de Porto Nacional abre Campanha Agosto Dourado que incentiva amamentação

Prefeitura de Porto Nacional abre Campanha Agosto Dourado que incentiva o aleitamento materno 3

Com o tema “Amamentar Vale Ouro”, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde realizou na tarde desta quinta-feira, 9, no auditório da Diretoria Regional de Ensino (DRE), a abertura oficial das ações educativas que celebram o Agosto Dourado.

Com a presença da secretária de Saúde, Anna Crystinna Brito Bezerra, da primeira-dama e articuladora Municipal do Selo UNICEF, Aline Maia, da secretária de Educação, Shyrleide Maia, e da coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, Liliane Cavalcante, e demais profissionais de saúde, o evento reforçou a importância do aleitamento materno e os benefícios fisiológicos, psicológicos e socioeconômicos culturais da prática entre mãe e bebê.

A secretária Anna Crystina parabenizou as equipes que organizaram o evento, e reforçou que amamentar é um ato de amor e saúde. “Amamentar é uma atitude muito nobre, além de ser primordial para a saúde do bebê”, frisou. “Estamos trabalhando incessantemente para aprimorar a qualidade do atendimento à Saúde prestado em nosso município”, finalizou Brito.

Já a primeira-dama, Aline Maia, enfatizou a importância da campanha. “Amamentar previne doenças. Além disso, fortalece os laços entre mãe e bebê”, concluiu.

Prefeitura de Porto Nacional abre Campanha Agosto Dourado que incentiva o aleitamento materno 4

Programação

A programação de abertura incluiu palestra com a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina, a nutricionista Walkíria Pinheiro, com a participação da médica Fabiana Martins e da técnica de enfermagem, Valdeci Alexandre.

De acordo com Walkíria Pinheiro, é comprovado cientificamente que a criança bem tratada na primeira infância contribui para a melhoria da sociedade como um todo, isso porque tende a se tornar um adulto melhor desenvolvido, física e psicologicamente, a ter um grau de escolaridade melhor, entre outros fatores que contribuem com a coletividade.

“Além de ajudar na saúde da criança e proporcionar vínculo afetivo maior com a mãe e a família, também faz com que essa criança tenha um melhor desenvolvimento psíquico emocional. Ela cresce uma criança mais segura, mais confiante, e também é comprovado que ela tem maiores coeficientes de inteligência, então tem mais facilidade pra aprender, e maior escolaridade”, afirmou.

Para a médica Fabiana Martins é preciso promover o aleitamento. “Ele ajuda no combate à mortalidade infantil e a prevenir doenças”, enfatizou.

A última palestra foi sobre o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, que integra a rede estadual de saúde, ministrado pela técnica de enfermagem Valdeci Alexandre, responsável pela coleta.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)