FIOCRUZ acompanha projeto de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Porto Nacional

fiocruz.agente

Porto Nacional recebe entre os dias 13,14 e 15 de maio uma equipe da FIOCRUZ – Fundação Osvaldo Cruz liderada pelo coordenador técnico da Fundação, em Manaus, José Joaquim Carvajal Cortes, dentro do Projeto de Pesquisa “Estações Disseminadoras de Larvicidas”.

A visita objetiva avaliar a ação desenvolvida e pontuar a evolução das estações dentro do combate de doenças oriundas do mosquito Aedes.

Estratégias de combate ao mosquito

Implantado no município em janeiro de 2018, o projeto tem como  estratégia a montagem das estações disseminadoras, “armadilhas”, que consistem em  usar o larvicida pyriproxyfen em criadouros aquáticos. Quando a fêmea do Aedes Aegypti passa por elas fica impregnada com a substância e a leva até o criadouro, disseminando a ação inseticida.

O trabalho tem o apoio da Prefeitura de Porto Nacional por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com o auxílio da Secretaria Estadual da Saúde através da Diretora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Batista Glória, que acompanha os resultados do trabalho implantado no município, e que visa o combate ao mosquito Aedes Aegypti, principal causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

agentescomunitários

Evolução

De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental, Amanda Cordeiro da Silva, participam do evento, agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias que são os profissionais que ficam na ponta da execução do projeto, além de profissionais de saúde envolvidos no projeto.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, José Roberto Aires, a pesquisa desenvolvida no Município veio para agregar e melhorar as ações promovidas pela Secretaria da Saúde.

“É um momento muito importante, pois estamos vendo de forma palpável os resultados e a importância do projeto. Iremos avaliar nesses dias, um comparativo dos bairros que possuem as estações, com os bairros que não possuem. A pesquisa é um sucesso em outras cidades como Natal–RN, Goiânia-GO, e Marília–SP. Idealizamos o sucesso em nossa cidade”, pontuou José Roberto.

joaquimcarvajal

fiocruz

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)