Setembro Amarelo: Secretaria da Saúde de Porto Nacional orienta a população portuense sobre o combate ao Suicídio

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.21.45

Equipe multidisciplinar da UBS Mãe Eugênia engajada na Campanha Setembro Amarelo

Como parte da programação da Campanha ‘Setembro Amarelo’, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vem realizando ciclos de palestras sobre o suicídio desde o início do mês. Como um sério problema de saúde pública, demanda esforços de atenção à Rede Municipal de Saúde.

Nesta semana aconteceram reuniões em várias UBSs, e uma delas foi na Unidade Básica de Saúde Mãe Eugênia, no setor Jardim Brasília, onde a equipe multiprofissional local junto com a Liga de Psiquiatria do ITPAC, discutiram com a comunidade sobre o tema “Pedir Ajuda é a Melhor Solução”.

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.21.39

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.22.03

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.22.07

Comunidade atenta às explanações

A médica de Saúde da Família, Cynara Monteiro Corrêa, explicou que o objetivo das palestras é alertar, orientar e disseminar dados sobre o Suicídio no Tocantins. “Temos um grande aumento no número de casos em crianças e adolescentes que tentam o suicídio, ou que se automutilam. Acreditamos que essa prática, que ainda hoje é um tabu, deve ser tratada como questão de saúde pública. Falar sobre isso ajuda a quebrar barreiras e contribui para a prevenção, que é o nosso foco”, afirmou a médica da Família.

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.22.18

Médica de Saúde da Família e Psiquiatra, Dra Cynara Monteiro Corrêa

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.21.55

Precisamos quebrar todos os tabus sobre o Suicídio

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.21.48

Internos de Medicina ajudando a comunidade no combate ao Suicídio

Ainda segundo ela, o suicídio é um gesto de autodestruição, de dar fim à própria vida. Um desejo que passa na mente de pessoas de todas as idades. Uma escolha que tem graves implicações sociais e que, em 90% dos casos, podem ser evitada. “Cobranças sociais e sentimentos de culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo e fracasso estão entre os motivos que levam alguém a praticar o ato”, ressaltou Cynara Monteiro.

Para a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, “o controle e a prevenção ao suicídio não são uma tarefa fácil. Capacitar a equipe de Atenção Primária para identificar, abordar, manejar e encaminhar um suicida para um atendimento especializado, é um passo importante na prevenção do suicídio”, disse a Secretária.

“A equipe de Atenção Primária tem contato próximo com a comunidade e é bem aceita pela população local. As UBSs são a porta de entrada dos serviços de saúde para os que deles necessitarem, bem como, para diagnosticar precocemente um suicida, a tempo de ajudá-lo”, destacou Anna Crystina.

Dados

Os homens, em geral, se matam mais que as mulheres. O Suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos. A taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil.

“São 32 Suicídios por dia, sendo que 17% dos brasileiros já pensaram seriamente na possibilidade. Em todo o mundo, acontece um caso a cada 40 segundos. São 800 mil pessoas interrompendo a própria vida, por ano”, informou a Secretária Municipal da Saúde.

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.22.08

A taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil.

Setembro Amarelo

A campanha é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional, em nível local.

O CVV, fundado em 1962, presta serviço gratuito de apoio emocional e prevenção do Suicídio para todas as pessoas que querem conversar em sigilo. São mais de 2 mil voluntários que realizam mais de um milhão de atendimento por  ano, nos  26 estados e no Distrito Federal. Atuam durante 24h por meio do telefone 188, skype, e-mail.

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.22.14

As UBSs são a porta de entrada dos serviços de saúde

WhatsApp Image 2019 09 17 at 15.21.58

"Temos um grande aumento no número de casos de crianças e adolescentes que tentam o suicídio ou que se automutilam"

Confira a programação do Setembro Amarelo em Porto Nacional:

• 19/09
  • 14h - UBS Pinheirópolis – Palestra “Aprendendo Mais Sobre a Ansiedade”;
  • 23/09
    8h - UBS Luzimangues – Palestra “A Vida em Primeiro Lugar”;
  • 24/09
    8h – Escola Agrícola Chico Mendes (Escola Rural) – Palestra “Suicídio Não é a Solução”;

8h – SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e CEME (Centro de Especialidades Médicas) – Palestra “Prevenindo o Suicídio”;

• 25/09
    8h - UBS Naná Prado – Palestra “Prevenção do Suicídio na Adolescência”;
  • 26/09
    13h - UBS Blandina de Oliveira Negre – Palestra “Dê Valor à Vida”;

14h - CEO – Palestra “Cuidar Sempre”;

• 27/09
    7h30 - UBS Vila Nova I – Palestra “Valorizar a Vida é o Caminho”;

8h - Escola Jacinto Bispo (Portal do Lago) – Palestra “Falar é a Melhor Opção”

Texto: Mychelle Tauane

Fotos: Rodrigo Alves