Outubro Rosa: Prefeitura de Porto Nacional realiza mutirão de exames; cerca de 200 mulheres foram atendidas

 

 

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.03.43 1

Mutirão Outubro Rosa na UBS Ceiça

 

Um grupo de profissionais multidisciplinares da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional se reuniu para realizar um grande mutirão de exames como Papanicolau – preventivo do Câncer de Colo do Útero, avaliação clínica da mama, testes rápidos de HIV e Sífilis, além de palestras e orientações sobre a prevenção de doenças que afligem com maior frequência o público feminino. Cerca de 200 mulheres de 11 assentamentos do Município foram atendidas. As ações fazem parte do Movimento Internacional de Conscientização para o Controle do Câncer de Mama, o “Outubro Rosa”, criado no início da década de 1990.

 

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.03.43

Testes rápidos de HIV e Sífilis

 

O dia “D” aconteceu na última semana, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Conceição - “Ceiça”, no centro da cidade. As mulheres vieram dos Assentamentos Prata, São João, Ribeirão Manduca, Flor da Serra, Matança, Chico Mendes, São Francisco, Jacó, Zé Pereira, Santo Antonio e Taboquinha.

 

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.03.44

Mulheres de 11 assentamentos fizeram parte da ação

 

Segundo a enfermeira e coordenadora da UBS, Raiane Cerqueira, a Unidade está realizando importantes ações voltadas, especialmente, para as mulheres. “Controlar o peso corporal; evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos; e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama”, enfatizou a Coordenadora.

 

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.01.39

Coordenadora da UBS Ceiça, Raiane Cerqueira

 

A diretora da Atenção Primária, Patrícia Rodrigues dos Santos, ressaltou que todas as Unidades Básicas de Saúde contarão com essas ações. “Quem deseja realizar esses exames, pode procurar a UBS mais próxima. O mais importante é que as mulheres participem dessas atividades, porque as chances de cura chegam a 95% então a descoberta precoce é de suma importância”, finalizou Patrícia.

 

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.01.38 1

Parrte da equipe multidisciplinar no evento

 

Em alusão ao Outubro Rosa, diversas atividades estão sendo promovidas pela Prefeitura em todo o Município (Sede, Distritos de Luzimangues, Nova Pinheirópolis e Escola Brasil, além da zona rural), com o intuito de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

 

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.03.43 2

 

Abertura do Outubro Rosa

Depois da abertura do Movimento, todas as UBSs vêm realizando mutirões de exames de Papanicolau, avaliação clínica da mama, testes rápidos de HIV e Sífilis, rodas de conversas, palestras, dentre outros.

 

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.01.39 1

 

Confira a Programação do Outubro Rosa em Porto Nacional

  • 23/10 Mutirão de coleta de PCCU – UBS Portal do Lago (Luzimangues)
  • 24/10 Mutirão de coleta de PCCU - UBS Viviane Pedreira ou Vila Nova II (setor Guaxupé) e UBS Maria da Conceição F. Moura Aires ou Nova Capital (setor Nova Capital)
  • 24/10 Mutirão de coleta de PCCU – UBS Dr. Carlos Alberto Ferreira Reis ou Vila Nova I (setor Umuarama)
  • 25/10 Mutirão de coleta de PCCU – UBS Alto da Colina (setor Alto da Colina)
  • 25/10 Instituto Federal do Tocantins de Porto Nacional (IFTO) – Ação alusiva ao Outubro Rosa
  • 25/10 Escolas – Ação Alusiva ao Outubro Rosa

 

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.03.44 2

Lindo cenário para receber as mulheres

 

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.03.44 1

WhatsApp Image 2019 10 22 at 17.01.38

 

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. 

 

iStock 182344111

Foto: Istock

 

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. 

O que aumenta o risco?

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são:

Fatores ambientais e comportamentais

Fatores da história reprodutiva e hormonal

Fatores genéticos e hereditários*

Obesidade e sobrepeso após a menopausa;

Primeira menstruação antes de 12 anos;

História familiar de câncer de ovário;

Sedentarismo e inatividade física;

Não ter tido filhos;

Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;

Consumo de bebida alcoólica;

Primeira gravidez após os 30 anos;

História familiar de câncer de mama em homens;

Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;

Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);

Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.

*

A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama.

O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.

É importante ressaltar que não ter amamentado não é fator de risco para câncer de mama. Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção para o câncer. Então, o não aleitamento promove a perda de um fator de proteção, o que é diferente de significar fator de risco.

Exposição a determinadas substâncias e ambientes, como agrotóxicos, benzeno, campos eletromagnéticos de baixa frequência, campos magnéticos, compostos orgânicos voláteis (componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais, caracterizados por sua alta pressão de vapor, sob condições normais, fazendo com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera), hormônios e dioxinas (poluentes orgânicos persistentes altamente tóxicos ao ambiente, são normalmente subprodutos de processos industriais e de combustão) podem estar associadas ao desenvolvimento da doença.

Os profissionais que apresentam risco aumentado de desenvolvimento de câncer de mama são os cabeleireiros, operadores de rádio e telefone, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, comissários de bordo, trabalhadores noturnos.

As atividades econômicas que mais se relacionam ao desenvolvimento da doença são as da indústria da borracha e plástico, química e refinaria de petróleo.

Como prevenir?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar; evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Sinais e sintomas

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Em caso de permanecerem as alterações, devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama.

 

 

Texto: Mychelle Tauane e Umbelina Costa com informações do inca.gov.br

Fotos: Rodrigo Alves

Secretaria Municipal da Comunicação