NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde vem esclarecer que rotineiramente ações são realizadas em detrimento da ocorrência de epizootia (morte de macacos) no município, sendo que a epizootia pode ter como causa não só a Febre Amarela como também envenenamentos e outras causas.

No dia 19/07/17, ocorreu no Jardim Brasília a morte de quatro macacos. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde foi ao local fazer o recolhimento dos animais, para que seja feita a análise ambulatorial afim de identificar a verdadeira causa das mortes, e estará intensificando as ações de vigilância no setor, como controle vetorial, captura e eliminação de vetores, e orientação em saúde.

É importante ressaltar que os macacos são sinalizadores da doença Febre Amarela e não transmissores, pois quem transmite é o mosquito. Pedimos à comunidade que não matem estes animais, e que, se encontrarem macacos mortos ou doentes comunique a Secretaria Municipal da Saúde, para que sejam tomadas as providências conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Vamos Juntos cuidar do nosso ambiente.