06-07-2017 10h 14

A prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu no dia de ontem, quarta-feira 05, um momento de integração e socialização entres os grupos de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de Porto Nacional e da cidade Paraíso do Tocantins.

 

355

O prefeito Joaquim Maia recepcionado o grupo na porta da Catedral Nossa Senhora das Mercês



Os dois grupos foram recepcionados pelo prefeito Joaquim Maia e o vice Ronivon Maciel, na entrada da Catedral Nossa Senhora das Mercês, e conduzidos pela Secretária da Semas, Verônica Fontoura, pelo interior da igreja e pelas ruas históricas da cidade e visita ao seminário São José.
No momento da recepção foi oferecido pelas Semas, nas dependências do Seminário, um reforçado café-da-manhã. Após a visita aos pontos turísticos da cidade, se dirigiram à chácara do Zuíno onde, após o almoço, os dois grupos se confraternizaram ao som de um animado forró.

 

356

Momento de descontração na chácara do Zuíno.



“Já na chegada fomos surpreendidos pela calorosa recepção que tivemos. A organização, o carinho dispensado aos nossos idosos e à nossa equipe foi imensurável. Esperamos agora poder recebê-los em nossa cidade com o mesmo carinho e amizade. Em nome da secretária Verônica, agradecemos à toda equipe da Assistência Social de Porto Nacional, e ao prefeito Joaquim Maia e sua esposa Aline, pela tão calorosa recepção.” Disse Paola, secretária da Assistência Social de Paraíso.

 

357

 

03-07-2017 12h 29

 

O Prefeito Joaquim Maia, assinou na data de hoje (03/07), a Portaria Nº 001/2017, que convoca a realização da 7ª Conferencia Municipal de Assistência Social, a ser realizada no dia 24 de agosto de 2017.
A 7ª Conferencia Municipal de Assistência Social, terá como tema: A garantia de direitos no fortalecimento do Suas, com a atribuição de avaliar a situação da Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência no município.
A Portaria 001/2017, foi assinada em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social.

 

345

12-06-2017 18h14

 

Dentro das ações do Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil que foi realizado neste dia 12, a Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na manhã desta segunda-feira na Câmara municipal um grande debate em torno do tema e contou com o apoio de autoridades e comunidade local.

295

 

A abertura do evento se deu através da leitura da Carta sobre a retomada do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. A Carta foi lida pela Secretária Verônica Fontoura. Em seguida, as crianças do CRAS Esperança e União em parceria com alunos da Escola Marieta Macedo, apresentaram a canção Aquarela, e logo após fizeram a leitura de redações sobre temas ligado ao trabalho infantil.
Ao fazer uso da palavra o prefeito Joaquim Maia, reafirmou o apoio que o município tem dado às políticas afirmativas no que se refere a erradicação do trabalho infantil. “Vamos trabalhar forte em parceria com os seguimentos organizados, e assim como a Secretária Verônica afirmou, nós iremos trabalhar em rede, unindo forças e buscando garantir o acessos dessas crianças em projetos sociais e programas desenvolvidos em nosso município.” Falou o prefeito.

 

296

 

Na seqüência houve uma roda de debate sobre os Impactos do Trabalho Infantil no município de Porto Nacional mediada pelo diretor do Sistema Único da Assistência Social -SUAS: Bruno Ricardo Carvalho Pires, Alan Gomes, Assistente Social e técnico da SEMAS; Dra Quinara Pereira Resende, Assessora Jurídica do CREAS; Iara Aparecida Furtado Mendes, psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Participaram do evento, o prefeito Joaquim Maia acompanhado da Primeira Dama Aline Maia, o vice-prefeito Ronivon Maciel, Diretor Regional da Defensoria Pública do Município de Porto Nacional, doutor Marcelo Tomaz de Souza, a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Iara Aparecida Furtado Mendes, a Secretária Municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura, e o vereador Geylson Neres.

13-06-2017 17h 59

 

       A Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CREAS, com a parceria do Conselho Municipal do Idoso – CMI,vem publicamente informar a população portuense e demais instituições sobre a importância de fomentar a conscientização da violência contra a pessoa idosa.

        O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Vamos juntos, nos sensibilizarmos e ao mesmo tempo, propagar a ideia de não aceitá-la como normal.
Denuncie quando presenciar ou suspeitar desta prática.

 

299

 

Disque Direitos Humanos – 100
CREAS – 63-3363-3573 / 99209-0754
Casa dos Conselhos: 63-3363-2945

Sua atitude pode salvar uma vida.

22-05-2017 15h 59

260

Uma caminhada educativa mobilizada pela SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, percorreu várias ruas de Porto Nacional, neste dia 18 de maio, data onde é realizado em todo o Brasil, O dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

261

Através de camisetas personalizadas, faixas e cartazes, foram expostas mensagens como: “Não deixem roubarem a minha infância e minha adolescência, denuncie!”, mostrando a importância da sociedade não ser conivente com ações de abusos e violência,e denunciar todos os atos que violem os direitos das crianças e adolescentes.

262

A ação contou com a participação da Primeira Dama Aline Maia e da Secretária Verônica Fontoura, que receberam o apoio das Secretarias da Saúde, Educação, Juventude e Esporte e Lazer. Juntamente com os profissionais das unidades dos CRAS e CREAS, fizeram todo o percurso com um grande numero de crianças e adolescentes integrantes da rede municipal e dos projetos sociais desenvolvidos no município.

263