16-03-2017 17h 58

125

O início foi as 08h, com a presença do vice-Prefeito Ronivon Maciel, da secretária da Assistência Social, Verônica Fontoura, do secretário da Agricultura de Brejinho de Nazaré Carlos Magno Jr, e do secretário da Produção e do Desenvolvimento Econômico, Olímpio Mascarenhas, que abriu os trabalhos.

126

Palestras

Iniciando o ciclo de palestras, a engenheira de Alimentos Bruna Mello e Candice Colombo, falaram sobre o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Importância e Objetivos. Na sequência a engenheira de Alimentos Daphynni Moreira palestrou sobre as boas práticas para os seminaristas presentes. Em seguida, a Eng.ª de Alimentos, Ila Raquel (Ruraltins) passou dicas sobre rotulagem, congelamento e armazenamento dos produtos. Lembrando que os produtos em questão são apenas os de natureza animal, como carnes bovinas, suinas, aves, leite e ovos.
Sobre a Legislação que dita as regras para a comercialização e manipulação destes produtos falou a Drª Bárbara Pugas. Sobre a importância da dedetização do ambiente de trabalho e técnica de aplicação, palestrou o engenheiro Agrônomo e coordenador de Inspeção Municipal, Amilton Tavares. “ Tivemos uma manhã bastante produtiva. As pessoas que participaram receberam informações importantes que ajudarão na comercialização de seus produtos de forma correta dando segurança ao consumidor.” Disse o secretário Olímpio Mascarenhas.
Ao final foram anunciadas as parcerias firmadas entre o Serviço de Inspeção e demais secretarias do Município.

09-03-2017 11h 27

103

A prefeitura municipal de Porto Nacional através da secretaria municipal de Produção e Desenvolvimento Econômico e por meio da superintendência de Habitação e Meio Ambiente, realizou nesta última quarta-feira 8, uma reunião técnica juntamente com representantes da AREIA - Associação de revendas de implementos agrícolas e da ANDAV - Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, para tratar de assuntos ligados as normas ambientais relacionadas ao armazenamento e distribuição de insumos agrícolas vigentes no município e a pontuais impactos sobre a vizinhança destes empreendimentos.

Na oportunidade foi discutido a criação de uma comissão formada por representantes municipais e das associações, para que possam em comum acordo discutir normas de regularização do licenciamento ambiental, fiscalização e monitoramento das atividades. Foi definida ainda a retirada de um produto específico dos galpões das distribuidoras, o acefato, o qual tem forte odor e gera incomodo a vizinhança. Esta comissão também deverá participar das discussões do novo plano diretor do município bem como atuar em parceria em atividades de Educação Ambiental.

Após tratativas foi proposto um termo de ajuste de conduta entre os representantes das associações e a prefeitura municipal de Porto Nacional, em que os mesmos se comprometem a se regularizar mediante a legislação ambiental e a seguirem os demais acordos firmados pela comissão.

A reunião na sede do Executivo municipal, contou com as presenças do secretário de Governo, Fernando Manduca, secretário de Desenvolvimento e Produção Econômica, Olímpio Mascarenhas, do assessor de gabinete, Fabricio Machado. Do Meio Ambiente participaram o diretor Thiago Valuá, a superintendente, Flávia Ayres, o coordenador Eduardo Benvindo e o fiscal ambiental Heitor Coelho. Representando a AREIA, Joanei e Melque do Vale, representando a ANDAV Fernando Caldato. Os fiscais de posturas e obras Wilker e Lucio, além de alguns proprietários de revendas do comércio local.

05-01-17 15h 56min

Poucas máquinas funcionando, foi isso que o Secretário Municipal de Produção e do Desenvolvimento Econômico Olímpio Mascarenhas encontrou na garagem do município.

Em um relatório preliminar feito no último dia 03 de Janeiro de 2017, o Secretário reuniu fotos e fez um levantamento sobre a situação de parte das máquinas e dos implementos que estão no local.

“É válido ressaltar que alguns equipamentos ainda não foram localizados, como uma Escavadeira que está em Gurupi e uma Plantadeira que ainda não sabemos onde está”, afirmou Mascarenhas.

Ainda de acordo com o secretário grande parte da frota é nova, porém, a maioria das maquinas estão paradas por falta de peças e de manutenção.

O relatório aponta problemas com motor, câmbio, sistema hidráulico, pneus, baterias, embreagem, entre outras coisas.

Depois que o levantamento for concluído, o Secretário deve estabelecer um plano de ação para recuperação e manutenção das máquinas que são de extrema importância para o aumento da produção agrícola e geração de emprego e renda do município de Porto Nacional.

08