11-05-2017 17h 38

237

Está marcado para amanhã, 12, às 14h, em Luzimangues a assinatura da Ordem de Serviço para as obras de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica. A Ordem será assinada pelo prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, que conseguiu através do deputado federal Carlos Gaguim, emenda no valor de R$ 2.368,000,00 (dois milhões trezentos e sessenta e oito mil reais) para sua realização. O momento contará com a presença do Governador Marcelo Miranda, da vice-Governadora Cláudia Lelis, do deputado federal Carlos Gaguim, e outras lideranças.

“Esta será uma obra que mudará o perfil de Luzimangues. Iremos atender uma demanda antiga dos moradores de Luzimangues, principalmente dos comerciantes que sofrem com a qualidade do acesso em suas portas. Com a pavimentação e os estacionamentos, iremos dar mais organização ao trânsito e segurança aos moradores do distrito que utilizam e atravessam diariamente a TO-080.” Disse o prefeito. A obra se estenderá por toda a margem da TO-080, e dará mais segurança aos motoristas e pedestres que por ali trafegam.

238

Infraestrutura

Com o crescimento acima da média das cidades tocantinenses, Luzimangues tem exigido grande atenção por parte da administração municipal. Ciente desta necessidade, o prefeito Joaquim Maia definiu em sua agenda o atendimento na sede da subprefeitura em todas as quintas-feiras do mês. Uma atitude inovadora que surpreendeu até mesmo os moradores do distrito. “A presença do prefeito Joaquim Maia todas as quintas na subprefeitura, atendendo a nossa comunidade é um diferencial que tem ajudado muito na solução direta dos nossos problemas.” Disse a moradora Leticia.

Entre os desafios encontrados pelo gestor a iluminação pública se apresenta como um dos maiores, sendo sempre cobrada pelos moradores. Hoje, a prefeitura está trabalhando em ritmo de escala para atender a todos os pontos apagados e tem conseguido melhorar consideravelmente o problema. Como também tem buscado soluções para a grande demanda de alunos que buscam vagas nas escolas do distrito, ainda no mês de março o prefeito Joaquim Maia inaugurou novos anexos para as escolas Maria de Melo e Jacinto Bispo.

 

25-04-2017 11H 32

210

Grupo reunido no Cras-Luzimangues


A Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretária de Assistência Social, está desenvolvendo ações voltadas para o resgate da dignidade e cidadania da pessoa idosa de Luzimangues. As atividades são voltadas para o lazer e a saúde dos idosos, proporcionando os direitos básicos como a retirada da carteira do idoso e inscrição em programas sociais do governo federal e municipal.

Ao assumir a gestão, o Prefeito Joaquim Maia, determinou que fossem implementadas todas as políticas públicas voltadas para a promoção da pessoa idosa focando, sobretudo, no direito à saúde e nas ações que lhes garantam mais qualidade de vida.

Uma vez por semana os idosos participam do encontro que é realizado na sede do CRAS - Centro de Referência e Assistência Social. Durante as reuniões os idosos recebem avaliação médica e participam de atividades de lazer.
Segundo a Diretora de Assistência Social em Luzimangues, Maria da Balsa, o objetivo é inserir os idosos em um ambiente de integração com a comunidade, onde eles possam receber orientações do dia a dia e os cuidados necessários para a sua saúde.

Texto/fotos - Soares Filho
Dentro da programação, os idosos contam com oficinas e palestras educativas voltadas para melhoria da qualidade da pessoa idosa.

211

 

Uma das primeiras ações da Diretoria de Assistência Social ao iniciar a gestão, foi criar a Associação dos Idosos de Luzimangues, que elegeu o senhor Francisco como o presidente provisório até que seja realizada uma eleição. O objetivo da Associação é fazer com que eles se unam em busca de seus direitos.

O encontro dos idosos de Luzimangues acontece todas as quintas-feiras na sede do CRAS que fica localizado no Setor Vilage Morena.

Dos 39 idosos já cadastrados pela Coordenação, 28 já estão participando dos encontros.

11-04-2017 11h 47

194

Sub-prefeito Otton Nunes e o Susperintendente de Luzimangues, José Barbosa,
recebendo empresários na sub-prefeitura 



O sub-prefeito Otton Nunes e o Susperintendente de Luzimangues, José Barbosa, receberam na tarde desta quarta-feira, 05, os representantes da empresa JRC engenharia, Jimmy Nogueira e Alessandro Siqueira, da Onix Inteligência, Empresas responsáveis pela implantação do primeiro Resort do Tocantins, que terá investimento de 60 milhões de reais e será construído residencial Orla Ville, as margens do Lago.

Durante o encontro, os empresários disseram que a escolha desta região para a construção do empreendimento se deu devido a boa estrutura do local e a bela paisagem direcionada diretamente para a capital Palmas.
Representando o prefeito Joaquim Maia, o sup-prefeito do Distrito de Luzimangues, Otton Nunes, juntamente com o superintendente José Barbosa, garantiram a parceria no sentido de viabilizar o apoio com as demandas solicitadas pelas empresas, porém o sub-prefeito solicitou dos empresários que busque investir na mão de obra local, no sentido de garantir emprego e renda para os trabalhadores de Luzimangues.

A Prefeitura de Porto Nacional já está apoiando esses importantes investimentos no distrito e o objetivo é trabalhar em parceria com iniciativa privada em todos os aspectos.

“O que nós pedimos aos investidores é que invista na mão de obra local, no sentido de qualificar e dar oportunidade de trabalho para quem mora em Luzimangues” pontuou.

Além de alavancar a movimentação turística da região está previsto a criação de mais de 300 empregos diretos, desde o início da construção até o funcionamento do Resort.

11-04-2017 18h 09

195

Serviços de roçagem estão sendo realizados em vários pontos do distrito



Ao longo dos últimos 100 dias de gestão, a prefeitura iniciou diversas frentes de trabalho no Distrito, com o objetivo de garantir que execução dos serviços públicos chegue o quanto antes a população.

Para resolver essas demandas, a prefeitura iniciou o trabalho de gradagem do solo, uma forma de evitar que o mato cresça mais rápido. A diferença nesse tipo de serviço já pode ser visto no setor Portal do Lago, onde os moradores reclamavam da falta de infraestrutura do local.

 Dona Maria dos Anjos mora há cinco anos no bairro, ela conta que é a primeira vez que esse tipo de serviço é feito, a dona de casa aprovou a iniciativa e agora está mais tranquila quanto a segurança do Bairro.

“Antes eu tinha medo de sair à noite por causa do mato alto, apesar de morar perto, eu não tinha visão da igreja e ficava com receio de transitar pelas ruas” Enfatizou.

Outra demanda da comunidade é a falta de iluminação pública. No sentido de melhorar esse serviço, a Prefeitura de Porto Nacional está com uma equipe diariamente fazendo a reposição das lâmpadas queimadas. Ao longo desta semana, mais 500 lâmpadas já foram substituídas.

Segundo o superintende do Distrito, José Barbosa, a gestão está investindo nas melhorias estruturais e focando nas demandas mais urgentes que são a iluminação, limpeza e roçagem dos bairros. 

31-03-2017 21H 32

 

foto:Dornil Sobrinho

167

Anexo I da Escola Maria de Melo em Luzimangues



O prefeito Joaquim Maia durante mais um dia de atendimento em Luzimangues, nesta quinta, 31, inaugurou, juntamente com a secretária da Educação, Deusina R. Reis, dois anexos das escolas Maria de Melo e Jacinto Bispo. Em seu pronunciamento a secretária da Educação disse que, "o aumento real de matrícula foi só de 60 estudantes com relação a 2016, contudo as salas utilizadas em 2016, como anexo, eram extremamente inadequadas, o que comprometia um trabalho melhor e, consequente, o desempenho da aprendizagem."

 

168

Prefeito Joaquim Maia falou para alunos e professores


Na busca de solucionar o problema dos alunos que estavam estudando em local não apropriado, o prefeito reformou e adequou as instalações que passaram a ser o Anexo I da escola Maria de Melo. Local onde atenderá alunos do terceiro ao quinto ano, num total de 10 turmas, sendo 5 pela manhã e 5 a tarde.

169

 

Alunos abraçaram Joaquim Maia e agradeceram pelas novas salas de aula

A diretora da escola, professora Leonice Nunes Carvalho de Oliveira, fez uso da palavra e agradeceu ao prefeito e à secretária pela atenção dada. “Há muito tempo esperávamos por essa ação. Em 2016, tínhamos 455 alunos, hoje já estamos com 515. Esse anexo possibilitou a retirada dos alunos que estavam tendo aulas nas kitnets alugadas para atender a demanda. Foi um grande passo para todos nós.” Disse a diretora.

Escola Municipal Jacinto Bispo Arantes

 

170

Anexo I, escola Municipal Jacinto Bispo



Em seguida o prefeito Joaquim Maia e comitiva se dirigiram à escola Jacinto Bispo e juntamente com a diretora Joana Darc Santos de Jesus Alecrim, inaugurou outro anexo que dará melhores condições de aprendizagem aos estudantes. O Anexo I, da escola Jacinto Bispo irá atender aos alunos do 4º e 5º ano.

 

171

 

Comemorando

A secretária da Educação Deusina Reis, comemorou a entrega dos anexos. “É uma grande vitória para todos nós. Esse é um bom começo desta administração que tem a melhoria da educação como uma de suas principais bandeiras.” Disse Deusina que conclamou a todos para que sejam fiscais da educação. “Vamos todos fiscalizar os serviços prestados à educação, principalmente o transporte escolar. Nos avisem se virem algo de errado.”

 

172

Prefeito e secretária conferem o interior do Anexo


O prefeito Joaquim Maia disse que o maior valor dessa obras não está no quanto foi aplicado financeiramente. “Entregamos esses anexos sabendo que o maior valor de cada um não é o que investimos na sua reforma, mas sim no valor que tem ao proporcionar melhores condições de aprendizagem aos nossos jovens estudantes. Temos um compromisso de dar aos nossos estudantes melhores condições para aprendizagem e assim faremos.” Afirmou o prefeito.