29-06-2017 17h 20

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 29, em Porto Nacional, a Base Comunitária da Polícia Militar (PM), no setor Parque Liberdade. A base faz parte de uma ação integrada com a comunidade entre Polícia Militar, por meio da Polícia Comunitária, Prefeitura Municipal e participação popular. Na solenidade, estiveram presentes o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva; o comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Jerry Adriane; o subcomandante, major Moisés Mecenas, militares, autoridades locais como o prefeito municipal, Joaquim Maia, vice-prefeito Ronivon Maciel, vereadores, membros do Conselho Comunitário de Segurança da Região Sul e Sudeste de Porto Nacional (Conseg) e comunidade.

 

337

Prefeito Joaquim Maia e vice Ronivon Maciel com autoridades militares e s perita da Polícia Japonesa, Hisami Ohashi, que compõe a comitiva Japonesa da JICA



Ainda esteve presente na cerimônia, a comitiva japonesa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que realiza uma visita técnica em Palmas e foi convidada a prestigiar o evento. Com a inauguração da nova base, que abrange 13 setores, a comunidade terá uma espaço mais confortável e amplo para exercer as atividades de Polícia Comunitária na região sul e sudeste do município.

Combate às drogas

O prefeito Joaquim Maia ressaltou a importância da Base Comunitária da Polícia Militar para Porto Nacional. “Fizemos uma campanha destacando a criminalidade e o aumento do número de usuários de drogas na cidade e temos o compromisso de diminuir esse que é um grande problema para a sociedade. A presença da Polícia Comunitária, com a proximidade característica entre os seus policiais e os cidadãos tem mostrado ao mundo que trás resultados e tenho certeza de que aqui em Porto Nacional não será diferente. A administração será parceira em todos os momentos.” Disse o prefeito ao entregar a obra à Polícia Comunitária.

 

338

 

Prefeito Joaquim Maia fala da importância da Polícia Comunitária 

Para o comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Jerry Adriane, a PM espera colher bons frutos com mais essa ferramenta de integração entre a corporação e a comunidade. “Mais do que o trabalho repressivo, nós temos ainda a vertente social. A Polícia Comunitária é prova disso, a inauguração dessa base tem o objetivo de trazer mais benefícios à comunidade portuense”, frisou.

A presidente do Conseg, Ides de Nazaré Ribeiro Neres de Souza, relatou a importância do respaldo da PM em auxiliar nas demandas locais.” Com a inauguração desse complexo, podemos atuar juntamente com a PM em prol de diminuir a criminalidade na nossa região, solucionar conflitos, já que o policial militar estará mais próximo das pessoas, assim como colaborar na formação de cidadãos de bem. Nossa comunidade está muito feliz”, considerou. Na ocasião, ainda houve uma apresentação de uma música gospel e de ações desenvolvidas pela Base Comunitária.

 

339

 

Logo após, a perita de longo prazo da Polícia Japonesa, Hisami Ohashi, abordou sobre a importância de ações de Polícia Comunitária para que o Brasil alcance o mesmo resultado do Japão, que tem a Polícia como referencial em todo o mundo. “ Para manter uma segurança pública eficaz, o cidadão deve ter a consciência de sua importância nessa construção da redução da criminalidade, pois esta é construída no dia-a-dia. Esse espaço será um elo essencial para que essa interação aconteça”, destacou.

 

27-06-2017 15h 33

Em reunião na manhã desta terça-feira 27, na sede da Guarda Municipal, o Prefeito Joaquim Maia foi recebido pelo Superintendente de Segurança Pública Marco Antonio, para discutir a segurança da temporada de Praia Porto/Luzimangues Verão 2017, que tem inicio neste final de semana.

 

333

“Após construirmos juntamente com o Secretário Arnaldo Bahia, uma ampla programação da temporada de praia 2017, com atrações nacionais e regionais, procuramos nesse segundo momento envolver a Guarda Municipal em um trabalho forte de segurança aos nossos turistas e visitantes, que durante todo o mês de julho irão desfrutar da temporada. Temos um efetivo qualificado e hoje reafirmamos nosso compromisso juntamente com nosso Comandante Alexandre, e o Superintendente Marcão, que trabalharemos unidos para oferecermos um evento com segurança e proteção ao nossos visitantes”. Afirmou, Joaquim Maia.

 

334

 

Participaram da reunião, o prefeito Joaquim Maia, o Superintendente de Segurança Pública, Marco Antonio, Comandante da Guarda Municipal, Alexandre Costa, o Sub-comandante Guilherme Sié, o Diretor de trânsito Domingos José da Costa.

04-05-2017 16h 04

Durante todo esse mês, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras o DETRAN Tocantins a Superintendência Municipal de Transito a Guarda Municipal e Polícia Militar estarão buscando efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 CONVITE

220

 

O Departamento Municipal de trânsito tem a honra de convidar toda sociedade portuense, para prestigiar o lançamento oficial da campanha “Maio Amarelo”, que será realizado no dia 09 de abril as 19:30, na câmara municipal de Porto Nacional.

Domingos José da Costa
Coordenador de Transito

 

24-04-2017 14h 51

Demonstrando preocupação com assuntos referentes à segurança para a temporada de praia que se aproxima, o prefeito Joaquim Maia acompanhado do secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, recebeu na tarde desta terça-feira, 23, o comandante da 5ª Companhia de Bombeiros Militar de Porto Nacional, capitão Benvindo Filho Pinto de Queiroz e o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Carlos Eduardo de Sousa Farias.

Foto:Dornil Sobrinho

 

270

 

 A reunião contou também com a participação do superintendente da Segurança Pública, Marco Antônio da Silva. Eles se reuniram com o chefe do Executivo para falar sobre a Portaria nº 014/2017 de 12 de abril de 2017, que dispõe sobre as sinalizações obrigatórias a serem adotadas nas praias do Estado do Tocantins.
Seguindo as diretrizes do governo, a pauta apresentada pelos bombeiros vai ao encontro da lei, que considera a necessidade de padronizar a sinalização da Praia Porto Real para melhor identificação dos riscos aos banhistas.

Prevenção

A preocupação do prefeito e de toda equipe envolvida é com a aproximação da temporada de praia, quando a cidade recebe milhares de visitantes de várias localidades. "Precisamos desde já antecipar os cuidados necessários e as precauções para evitar acidentes. Por isso, é fundamental a parceria do Corpo de Bombeiros para nos orientar como devemos proceder nesta temporada de praias, visando a maior segurança de todos”, resumiu o prefeito Joaquim Maia.
Conforme o comandante Benvindo da 5ª Cia de Bombeiros, a ideia é padronizar a comunicação visual nas praias de Porto Nacional e Luzimangues, com relação aos riscos existentes. O emprego de tais sinalizações ficará atrelado aos banhistas e pilotos de embarcações, através de bandeiras, boias e placas. As placas deverão constar mensagens de aviso, alerta e de cunho educativo.

Ascom Secult – Luciana Macedo

07-04-2017 09h 10

O comando da guarda municipal de Porto Nacional, realizou na manhã desta quinta-feira 06, uma reunião na nova sede da instituição, localizado na parte administrativa do antigo aeroporto,com a presença de vários representantes da guarda metropolitana de Palmas e da guarda municipal ambiental de Lagoa da Confusão, o evento teve como foco dialogar sobre a integração entre as forças de segurança pública.

181

Ao centro o comandante da guarda municipal de Porto Naciona, Alexandre Costa


     Ao fazer uso da palavra, a comandante da guarda municipal ambiental de Lagoa da Confusão,Taiany Ribeiro, destacou o papel do conselho nacional do seguimento e mostrou a importância de está alinhado as normas do conselho e da necessidade da integração de forças para que o trabalho evolua, “ é importante conhecermos o trabalho do conselho, que tem como função regulamentar,padronizar e fiscalizar as ações das guardas em todo o território nacional”, citando exemplo de Lagoa da Confusão que tem atuado em parceria com a policia militar e conseguido êxito em suas ações.
O superintendente da guarda municipal de Porto Nacional, Marco Antonio, pontuou sobre o advento da lei 1322, destacando que a mesma tem o poder de policia inclusive fazendo o uso de armamento, mostrando que o município está aberto a parcerias que venham melhorar o poder de ação da guarda, a fala dele foi endossada pelo secretário de Segurança e Defesa Civil de Palmas,Major Leonardo Gomes, que busca firmar um convenio com o município, para assim trabalhar em parceria destacando o potencial agregador entre as instituições.

 

182

Ao final do evento o Vice-prefeito Ronivon Maciel, representando o executivo, parabenizou o empenho das forças de segurança e parabenizou a atitude das guardas, “ é necessário firmarmos parcerias em prol da segurança publica,e a prefeitura entende que a união dos seguimentos organizados em torno desse projeto conjunto de integração de forças, é de grande importância”.

       Participaram da reunião, o vice-prefeito Ronivon Maciel, a Primeira – Dama Aline Maia, o Comandante da Guarda Municipal Alexandre Costa, o Sub-comandante Guilherme Sié, o Superintendente,Marco Antônio, o maestro e coordenador da banda musical da guarda de Porto Nacional,Teixeira, a Comandante da guarda municipal ambiental de Lagoa da Confusão, Taiany Ribeiro Martins, a Sargento Raquel da 1º Companhia militar de Lagoa da Confusão, Secretário Executivo de Segurança e Defesa Civil Coronel Ribamar, Comandante da divisão ambiental da guarda metropolitana,Belo de Freitas, secretário de Segurança e Defesa Civil de Palmas,Major Leonardo Gomes, comandante da ROMU, subinspetor, Antônio Amorim, representante das guardas municipais do Tocantins, Inspetor Fernandes, os instrutores de tiro, GMP, Emanuel Portinari e Moacir Cidalino. 

Foto: Dornil Sobrinho

 

183