Caravana da Saúde da Prefeitura de Porto Nacional realiza mais de 200 atendimentos na Região da Matança

 

Caravana da Saúde da Prefeitura de Porto Nacional realiza mais de 200 atendimentos na Região da Matança 4

 

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última sexta-feira, 11, mais uma edição da Caravana da Saúde, desta vez na Região da Matança, que engloba os assentamentos Alemécega, Família Feliz e Bom Sucesso. Foram mais de 200 atendimentos entre consultas médicas, atendimentos odontológicos, teste rápido, vacinação contra a gripe, atualização do cartão, dentre outros serviços.

Saúde no Campo

O projeto Caravana da Saúde foi criado na gestão do Prefeito Joaquim Maia, e tem alavancado de forma sistemática as ações na zona rural. Os serviços de saúde têm demandas reprimidas desafogadas, facilitando acima de tudo a vida da população.

“Nesta ação tivemos a oportunidade de atender mais três assentamentos que integram a região, além de oferecer a vacinação contra a gripe e influenza que faz parte da nossa campanha. O nosso alvo é chegar mais próximo das necessidades dos usuários e atendê-los com mais qualidade”, afirmou a Secretária Municipal da Saúde, Anna Crystina.

Morador do Assentamento Bomsucesso, o senhor Joel Bispo do Nascimento de 75 anos, parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “Eu vim cedo tomar minha vacina contra gripe e me proteger, acho de muita importância essa ação aqui em nossa região e me sinto bem assistido por toda equipe nesse projeto bonito que veio para nos ajudar”, afirmou Joel.

 

Caravana da Saúde da Prefeitura de Porto Nacional realiza mais de 200 atendimentos na Região da Matança

 

Atualização de dados

A ação na região da Matança também beneficiou os moradores com a atualização das informações do Cadúnico que tem o objetivo de identificar famílias de baixa renda e integrantes de programas sociais concedidos pelo Governo Federal. A ação possibilitou a inscrição dos beneficiários que possuem o NIS – Número de Identificação Social no projeto de aquisição gratuita do Kit da TV Digital que serão entregues via Secretaria Municipal de Assistência Social.

Juventude Rural

Juntamente com a Caravana, aconteceu o Projeto Juventude Rural. De acordo com o Presidente da Fundação Municipal da Juventude de Porto Nacional, Murilo Ferreira, o projeto visa ampliar as ações da Fundação em ações com a juventude da zona rural. “Temos nesse projeto uma ferramenta muito importante de inclusão social, como a oficina de Libras, que foi ministrada pelo Professor Interprete Thiago Ramos, assim como  informações sobre a importância do cadastro no ID Jovem dos jovens entre 15 a 29 anos de idade, e os benefícios que eles podem obter como descontos em eventos e a meia passagem no transporte interestadual”, ressaltou Murilo Ferreira.

 

Caravana da Saúde da Prefeitura de Porto Nacional realiza mais de 200 atendimentos na Região da Matança 2

 

Mais atendimentos

A comunidade rural também foi atendida ainda com exames, testes rápidos de HIV/sífilis e hepatites, aferição da pressão arterial e teste de glicemia, exame de tracoma realizado através da equipe da Vigilância em Saúde.

 

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)