Primeiro Dia ‘D’ de vacinação contra a Covid-19 de 2022 será realizado neste sábado, 12, em Porto Nacional

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Porto Nacional e Distritos de Luzimangues e Pinheirópolis estarão funcionando das 8 às 16h

foto saúde vacinação
                                                                                                                                    Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizará neste sábado, 12, o primeiro Dia D de vacinação contra a Covid-19 deste ano. Serão 12 pontos de imunização em Porto Nacional e Distritos de Luzimangues e Pinheirópolis -  funcionando das 8h às 16h, para vacinar toda a população apta, seja primeira, segunda ou dose de reforço.

Para tomar a vacina é preciso procurar um dos pontos de vacinação e apresentar um documento pessoal, Cartão do SUS e a caderneta de vacinação. No caso das crianças, as mesmas devem estar acompanhadas por um dos genitores ou responsáveis, munidos do cartão de vacina, CPF e Cartão do SUS.

A secretária municipal da saúde, Lorena Martins, falou que “objetivo dessa ação é vacinar o maior número de pessoas possível, para melhorar ainda mais o índice de imunizados no município, que já é bastante satisfatório. É inegável a eficácia da vacina, os riscos de agravamento dos sintomas são reduzidos e, consequentemente, as internações com casos graves também, de modo que é primordial o ato de se vacinar”, pontuou.

A secretária reforça que manter o distanciamento social, o uso correto da máscara e a higienização das mãos com álcool em gel são ações que precisam continuar. “Essas medidas são essenciais para reduzir o avanço do coronavírus”, explicou, Lorena Martins.

Ainda de acordo com a SEMUS a ação terá continuidade no domingo, 13, com a realização da vacinação na Paróquia Santos Reis, localizada no Setor Vila Nova. Serão vacinados adultos em qualquer uma das fases da vacina e o público infantil de 5 a 11 anos de idade. Conforme a secretária de saúde, o município tem trabalhado em uma força tarefa para impedir o aumento de casos da doença. Comércio, Igrejas, instituições público-privadas, todos unidos em um mesmo propósito.

Confira o cronograma da vacinação

A imunização na sede do município para o público adulto e infantil de 5 a 11 anos acontecerá das 8h às 16h nos seguintes locais:

• UBS Viviane Pedreira (Guaxupé e Vila Nova 2)
  • UBS Naná Prado (Jardim Municipal)
  • UBS Mãe Eugênia (Jardim Brasília)
  • UBS Brigadeiro Eduardo Gomes

Já nos seguintes locais a vacinação será apenas para o público infantil de 5 a 11 anos, também no horário das 8h às 16h:

• Escola Munic. Marieta Macedo (Pacientes do Vila Operária)
  • UBS Dr. Carlos Alberto Ferreira Reis (Vila Nova I)
  • UBS Maria Lopes (Imperial)
  • UBS Blandina de Oliveira Negre (Jardim Querido)
  • UBS  Pinheirópolis

Distrito de Luzimangues

No Distrito de Luzimangues, as crianças serão vacinadas no Centro de Saúde da Vila Luzimangues, no horário das  8h às 16h e o público 12 anos+ receberá o imunizante na UBS Região Sul, no mesmo horário.

Doses recebidas e aplicadas no município

Porto Nacional ultrapassou 83% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, o equivalente a 44.762 pessoas. Em relação à segunda dose, 36.268 pessoas completaram o ciclo vacinal com a D2 ou a dose única do imunizante, 7.072 pessoas receberam a dose adicional/reforço, totalizando 88.228 doses aplicadas. População vacinada 1° dose: 83.96%, população vacinada 2° dose mais dose única: 68.26%. Desde o início da campanha de vacinação, o município recebeu 99.608 doses de vacinas.

Por: Nadya Mayara