EM PARCERIA COM O GOVERNO DO TOCANTINS, PREFEITURA ENTREGA ALIMENTOS ÀS FAMÍLIAS EM VULNERABILIDADE

Os kits serão entregues aos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social e profissionais do setor artístico e cultural que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, devido à pandemia

AÇÃOO SOCIAL FOTO1 Easy Resize.com 1

Com a finalidade de assegurar a alimentação na mesa da população portuense, a Prefeitura de Porto Nacional em parceria com o Governo do Tocantins entregou mais de 592 kits de alimentos para usuários dos Centros de Referência de Assistência Social. A ação também beneficiou  artistas que tiveram a renda atingida  pela pandemia.

A distribuição aconteceu nesta quinta-feira (11), no CRAS União. Realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, com apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

AÇÃOO SOCIAL FOTO2 Easy Resize.com 1

Segundo o Prefeito Ronivon Maciel, o objetivo é garantir segurança alimentar e nutricional das famílias portuenses que ficaram sem sustento por causa da pandemia da Covid-19.

"O Governo, mais uma vez, não mediu esforços para ajudar diversas famílias de Porto Nacional. Sabemos que essas atitudes contribuem para minimizar os efeitos da pandemia nas famílias mais vulneráveis do Estado, incluindo Porto Nacional. Continuemos assim, com uma gestão humana, dedicada e com esforço”, pontuou o prefeito.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Keila Maciel, garantiu que além de auxiliar as pessoas suscetíveis à vulnerabilidade, o programa também vai atender pessoas que testaram positivo para o coronavírus. “Agradecemos ao Governo, pois solicitamos e prontamente nos atendeu. Estamos alegres em levar comida na mesa de cada um”, falou a secretária. Ela ainda ressalta que as distribuições acontecerão de acordo com cadastrados feitos pelos Cras: União, Alecrim, Esperança; também por meio dos Núcleos de Assistentes Sociais (NAS), localizados nos distritos.

A Márcia Martins, desempregada, assistida pelo Cras, agradeceu o recebimento da cesta. “Não posso trabalhar porque estou com problemas de saúde e minha mãe é idosa, com toda certeza esses alimentos nos ajudarão”, frisou.

AÇÃOO SOCIAL FOTO3 Easy Resize.com 1

O secretário da Setas, José Messias de Araújo, explicou que a entrega de alimentos continuará durante a pandemia e enquanto as famílias afetadas não conseguirem se recuperar.

“Essa ação de entrega de cestas básicas, executada pelo Governo teve início com o Decreto n° 6.070, de 18 de março de 2020, quando o governador Mauro Carlesse determinou situação de emergência no Tocantins, em virtude dos impactos da pandemia”, explicou o secretário.

TURISMO E CULTURA

Segundo o Presidente da Adetuc, Jairo Mariano, músicos, artesãos, e profissionais do setor artístico e cultural foram um dos principais grupos impactados.

“Queremos garantir dignidade aos profissionais da classe artística e cultural. Ainda enfrentamos um momento difícil que impacta diretamente os artistas tocantinenses. Desta forma, o Governo do Tocantins, por meio da Adetuc e da Setas, tem fortalecido esse atendimento em busca de abranger mais profissionais desta área que é de extrema relevância”,  disse Jairo Mariano.

A Secretária Municipal da Comunicação, Meire Almeida,  Secretária de Cultura e Turismo na época do cadastro dos artistas, enfatizou que a classe artística vem sofrendo muito com a pandemia. Para Fernando Roberto Windlin, atual Secretário Municipal da Cultura e do Turismo, o  amparo chegou em um momento oportuno.

AÇÃO SOCIAL ARTISTA Easy Resize.com 1

Os recursos para aquisição das cestas básicas são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO) e de emendas parlamentares de deputados estaduais.

Por Dandara Maria Barbosa/Secom

Foto: Dornil Sobrinho