O ANIVERSÁRIO DE 160 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E 283 ANOS DE PORTO NACIONAL FOI MARCADO POR IMPORTANTES CELEBRAÇÕES

A programação contou com apresentações culturais, muitas inaugurações, entregas, ordens de serviço, e aprovação de propostas e termos de compromisso.

aniversário 01

 

  O aniversário de 160 anos de emancipação política, e 283 anos de Porto Nacional, contou com apresentações culturais, muitas inaugurações, entregas, ordens de serviço, com apoio dos Deputados Carlos Gaguim, e do Deputado Eduardo Gomes,  anúncio de emendas que giram em torno de 33 milhões de reais, que irão possibilitar muitas benfeitorias no município, aprovação de propostas e termos de compromisso. A data especial foi celebrada em vários pontos da cidade,  mostrando para a população o resultado de todo o trabalho e empenho da gestão municipal.

 

  Logo pela manhã, O Prefeito, Ronivon Maciel, a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Keila Viana, acompanhados do Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e do Governador Mauro Carlesse, se dirigiram à Praça do Centenário, onde se reuniram com as demais autoridades. O Vice-Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o Senador Vicentinho Alves, o Deputado Federal, Vicentinho Júnior, o Presidente da Assembleia Legislativa, Toinho Andrade, o Deputado Estadual, Ricardo Ayres, o Deputado Estadual, Valdemar Júnior, o Presidente da ADETUC (Agência de desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia) Jairo Mariano, o Vice-Prefeito de Porto Nacional, Joaquim do Luzimangues, o Prefeito de Pindorama, Tiago Alves, o Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, Secretários Municipais, e os Vereadores.

 

aniversário 02

 

Na Praça do Centenário, houve o hasteamento das bandeiras, entrega da Comenda de Honra ao Mérito ao Dr. Francisco Ayres da Silva. A Banda da Guarda Municipal Mestre Adelino, se apresentou para que fossem entoados os hinos de Porto Nacional, Hino do Tocantins e o Hino Nacional Brasileiro. Após a fala das autoridades, o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o Governador Mauro Carlesse, receberam a Comenda Dr. Francisco Ayres da Silva. O Ministro ainda tocou acordeon para celebrar o aniversário da cidade.

   

aniversario novo 03

 

  Logo após saírem da Praça do Centenário, as autoridades se dirigiram ao Centro Histórico de Porto Nacional. Visitaram a Catedral Nossa Senhora das Mercês, e  acompanharam a apresentação cultural, A Caçada da Buiúna e Bonecos Gigantes, produzida pelo grande artista portuense Everton dos Andes.

aniversário 04

aniversario 06 novo

 

aniversário 06

No Centro de Convenções Vicente de Paula, Vicentão, aconteceu o lançamento do Projeto de   Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional. O projeto  é uma parceria do SEBRAE Tocantins e a Prefeitura Municipal, e tem como principal objetivo o desenvolvimento sustentável do turismo e a valorização da vocação local, como a pesca esportiva, o turismo religioso, a promoção do centro histórico, da gastronomia, da praia, do artesanato, dentre outros.

 

“O que nós estamos buscando é a estruturação do comércio de Porto Nacional, e potencializar o turismo do nosso município. Por isso, essa parceria com o SEBRAE foi firmada, para promover o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o Prefeito.

 

aniversário 07

 

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Habitação, entregou 47 títulos de regularização fundiária, beneficiando famílias do Distrito de Nova Pinheirópolis. Ato que significou a concretização do sonho dos moradores, de terem suas residências devidamente regularizadas, e a partir de agora, terem garantidos os direitos como donos legais de suas propriedades. O título representa a segurança jurídica que garantirá uma série de mudanças ao cidadão que o tem em mãos. 

Durante toda a cerimônia, os moradores comemoraram, vibraram, e se emocionaram com essa importante conquista. Segundo o Prefeito, a ação visa garantir que a comunidade viva de forma digna, e estejam juridicamente amparados. O bem-estar da população é a prioridade da sua gestão, declarou o Prefeito.

O Prefeito, Ronivon Maciel, acompanhado da Primeira-Dama e Secretária da Assistência Social, Keila Viana, os Secretários Municipais, e os Vereadores estiveram presentes na entrega.

 

aniversário 08

 

A Prefeitura Municipal inaugurou a sede da Secretaria Municipal da Educação,  mais uma iniciativa em prol da ampliação de melhorias no sistema educacional do município. Revitalização de estruturas, aquisição de equipamentos, qualificação dos profissionais, tudo para oferecer o melhor aos alunos.

 

 ‘Estamos entregando um prédio novo que irá atender as necessidades dos servidores da educação. É a realização de um sonho, trabalhamos muito para chegarmos nesse resultado. É muito gratificante essa conquista”, declarou a Secretária Municipal da Educação Helane Dias.

 

aniversário 09

 

De acordo com o Superintendente Municipal da Educação, Valdeir Avelar, o prédio anterior da Secretaria é um prédio alugado. O custo mensal com o pagamento do aluguel do imóvel, é de 8 mil reais. Com a inauguração da sede própria, não existirá mais essa despesa.

 

O Prefeito, Ronivon Maciel, ressaltou a importância dessa entrega. “Estar aqui hoje, com os Vereadores, Secretários, Coordenadores, é muito especial. A educação é um pilar essencial da nossa gestão, é impossível alcançar desenvolvimento sem investir em educação. Inaugurar hoje essa sede própria, nesta data tão importante, aniversário da nossa cidade, a Capital da Cultura Tocantinense, é um privilégio que me deixa muito honrado”, declarou.

 WhatsApp_Image_2021-07-15_at_11.18.44.jpeg

 

O Prefeito Ronivon Maciel, a Primeira-Dama, Keila Viana, a Secretária da Educação, Helane Dias, o Superintendente da Educação, Valdeir Avelar, Secretários Municipais, e os Vereadores prestigiaram a inauguração.

 

A Prefeitura Municipal, inaugurou 3 bustos em homenagem a personagens marcantes na história de Porto Nacional. Foram homenageados, a Senhora Júlia Assunção de Oliveira, o Senhor Celso Alves Mourão, e Ruy Rodrigues da Silva. O Busto do Senhor Celso Mourão, foi inaugurado na praça que leva o nome do homenageado. O Busto da Senhora Júlia Assunção de Oliveira, fica na Orla de Porto Nacional. Já o Busto do Senhor Ruy Rodrigues, fica na Praça Literária.

 

Tia Júlia

 

Júlia Assunção de Oliveira, natural de Balsas no estado do Maranhão, nasceu no dia 08 de agosto de 1918. Teve 20 filhos, frutos do seu casamento com José de Oliveira, dos quais 8 sobreviveram. Se mudou para Porto Nacional em 05 de abril de  1954. Após 5 anos morando em Porto Nacional, ela foi abandonada pelo marido, e teve que criar os 8 filhos sozinha. Ela montou uma cantina que ficava à margem esquerda do Rio Tocantins. Em 1979, abriu um restaurante de tábuas, à margem direita do rio, que passou a se chamar Restaurante Tia Júlia.

Muito carismática, bondosa, honesta, deixou um legado de trabalho, para todos que a conheceram e saborearam a sua comida. Tia Júlia morreu em 16 de abril de 1996, deixando saudades no coração de todos.

 

Busto Celso Mourão

 

Celso Alves Mourão, nasceu no dia 25 de setembro de 1915, natural de São José dos Patos, estado do Maranhão. Casou-se com Aldenora Sardinha Mourão, com quem teve 7 filhos. Foi um dos fundadores do município de Cristalândia, participando efetivamente de sua edificação e emancipação. Fundou a Casa Mourão, uma loja de departamentos para atender a circunvizinhança.

Tinha a educação como propulsora da formação do homem e da sociedade. Em suas propriedades rurais, mantinha escolas para filhos dos colonos, e por vezes apadrinhou jovens em busca de formação superior para Goiânia e São Paulo.

 

Busto Ruy Rodrigues

 

Ruy Rodrigues da Silva, natural de Porto Nacional, foi Educador, Gestor de escolas públicas desde a década de 50, Gestor de projetos de desenvolvimento e ajuda para organismos internacionais, como a CIMADE, Professor da UFG (Universidade Federal de Goiás), do ‘Institut de Recherche en Sciences Sociales de Montrouge - Région Parisienne, Palestrante na OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Genebra na Suíça.

Criador do projeto DIOP, que implantou a primeira sala de cirurgia oftalmológica móvel do mundo, no Senegal, tudo isso na década de 70. Ruy Rodrigues desenvolveu ainda inúmeros projetos de desenvolvimento de energias alternativas como a energia solar, para regiões do Centro-Oeste Africano, e do Vietnã. Além de fomentar a criação de várias ONGS, sediadas na África. 

O Prefeito Ronivon Maciel, a Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social, Keila Viana, Autoridades, e os familiares dos homenageados, prestigiaram as inaugurações.

A Prefeitura Municipal de Porto Nacional, através da Fundação Municipal da Juventude, assinou convênio com o SENAI. O Objetivo é ofertar cursos técnicos e profissionalizantes para jovens de 15 a 29 anos, visando a capacitação dos mesmos, para inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento do empreendedorismo.

 

aniversário 11

 

A Carreta Móvel do SENAI, estava no local. Essas unidades móveis, levarão os cursos profissionalizantes para os locais que forem demandados. São totalmente equipadas para a realização dos cursos, e possuem a vantagem da mobilidade, que amplia as possibilidades aos cidadãos.

O Prefeito fez a entrega de 10 computadores para a Fundação da Juventude. Os equipamentos serão um importante suporte para os servidores na realização de suas funções.

O Presidente da Fundação da Juventude, Murilo Ferreira, falou sobre a parceria. “Serão oferecidos 17 cursos aqui no município, de agosto até meados de janeiro de 2022. Onde estaremos apresentando uma nova estrutura, com novos cursos, tanto aqui quanto em Luzimangues. É um prazer muito grande estar participando dessa gestão”, ressaltou.

 

WhatsApp_Image_2021-07-15_at_09.05.38.jpeg

 

A cerimônia contou com a presença do Prefeito, Ronivon Maciel, acompanhado da Primeira-Dama e Secretária Municipal da Assistência Social, Keila Viana, dos  Secretários Municipais, Vereadores, o Presidente da Fundação da Juventude, Murilo Ferreira, o Secretário Executivo da Juventude, Mayk Sander, a Diretora Regional do SENAI, Márcia Rodrigues, a Coordenadora Pedagógica do SENAI, Iolanda, o Consultor de Assuntos Institucionais do Senai, Luzo. 

O Prefeito Ronivon Maciel, na companhia da Primeira-Dama, Keila Viana,   Secretários, Vereadores, o Chefe de Gabinete do Município, Marcos Geovane, representando a ex Deputada Federal, Josi Nunes, autora da emenda que possibilitou a construção da praça,  inaugurou a Praça São Francisco de Assis, e a área de esportes Higor Samuel Rodrigues de Oliveira, no Setor Vila Operária.

 

WhatsApp_Image_2021-07-15_at_08.41.55.jpeg

 

Uma conquista muito importante para a região. Agora, os moradores contam com  espaços adequados para se exercitarem ao ar livre, praticarem esportes, e se divertirem com qualidade e segurança.

O morador Welington Ribeiro, agradeceu pela benfeitoria, “Essa praça era um sonho, e hoje o Prefeito Ronivon, esse homem que foi eleito pelo povo, o torna realidade. Só tenho a agradecer, que ele continue trabalhando em prol de toda população portuense”, declarou.

O Prefeito, falou de sua felicidade com a inauguração, “Fui eleito com o propósito muito forte de representar a todos, sem distinção. É uma satisfação muito grande estar fazendo essa entrega, que vem de encontro aos anseios da comunidade, muito mais ainda será feito. Celebramos em nome de Higor Samuel (em memória), e em nome de todos os moradores que agora poderão desfrutar da praça e da área de esportes”,  afirmou. A área de esportes Higor Samuel Rodrigues de Oliveira, é o primeiro campo sintético público de Porto Nacional.

 

GRUPO TAMBORES DO TOCANTINS SE APRESENTOU NO CIRCUITO TURÍSTICO CULTURAL DE AUDIOVISUAL DE PORTO NACIONAL, ANTECENDENDO A SOLENIDADE DAS ENTREGAS DA COMENDA DR. FRANCISCO AYRES DA SILVA

 

WhatsApp_Image_2021-07-15_at_08.54.47.jpeg

 

A Prefeitura Municipal, realizou uma solenidade na Comsaúde, espaço que está sendo sede do Circuito Turístico Cultural de Audiovisual, com objetivo de entregar a Comenda Dr. Francisco Ayres da Silva, à personalidades marcantes no nosso município. 

 

WhatsApp_Image_2021-07-15_at_09.33.47.jpeg

 

Foram homenageados com a honraria, o Ministro de Estado do Turismo, Gilson Machado Neto, o Governador, Mauro Carlesse, Arnaldo Pereira Logrado, Enfermeira Nilka Prado Carvalho Tomaz, Dra. Maribel Fernández Fernández, Meluzina Matos Fernandes, Eliane Morilha Teles, José Rodrigues de Souza, Miracy Pereira de Souza Oliveira, Padre Edisley Batista da Silva, e a Professora Maria da Conceição Batista dos Santos.

O Prefeito Ronivon Maciel, a Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social, Keila Viana, Secretários, Vereadores, e familiares dos homenageados estiveram presentes na solenidade.

Todas essas celebrações e entregas aconteceram no aniversário de 160 anos de Emancipação Política, e 283 anos de Porto Nacional. Foram obedecidos todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde.

 

EVERTON

 

Show com Everton dos Andes e banda Pega Leve, fecharam com chave de ouro o dia de comemorações dos 160 anos de emancipação política e 283 anos de história de Porto Nacional.

 

Por: Nadya Mayara/Secom Porto Nacional

Fotos: Dornil Sobrinho, Rubens Alves, Flávio Cavalera, Adilvan Nogueira