Prefeito Joaquim Maia entrega nova escola e revitalização de mais três Unidades de Ensino na semana do aniversário de Porto Nacional

Ordem e Progresso

Inauguração da Escola União e Progresso

 

O Prefeito Joaquim Maia entregou durante uma semana mais de 20 benefícios para a comunidade portuense. A programação fez parte do aniversário de 157 anos de emancipação política de Porto Nacional, que também completou 280 anos de história.

Na Educação, as entregas tiveram ritmo intenso. No dia 12 de julho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, inaugurou uma série de melhorias significativas em várias Unidades de Ensino, atendendo demandas históricas da comunidade.

Nova estrutura para a Escola União e Progresso

Acompanhado da primeira-dama Aline Maia, juntamente com a secretária da Educação Shyrleide Maia, bem como de servidores, vereadores e demais secretários, Joaquim Maia entregou à população a nova sede da Escola União e Progresso no Setor Alto da Colina. A estrutura de seis salas tem capacidade para atender 360 alunos.

Durante o seu discurso, o Prefeito falou da alegria em inaugurar mais salas de aulas, mais escolas reformadas e ampliadas para atender novas turmas de alunos. “Nossa gestão tem superado demandas históricas da educação no Município. Desde o cuidado da valorização dos professores, passando pela estrutura física das unidades escolares”, afirmou.

 

Ordem e Progresso

Nova sede da Escola União e Progresso 

 

A secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia, reforçou que o compromisso da gestão é entregar ambientes adequados para o aprendizado das criança. “É uma alegria muito grande a conclusão da construção, reforma e ampliação dessas escolas. Sobre o novo prédio da Escola União e Progresso, ele foi adquirido em 2014 através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), porém sua conclusão foi realizada agora na gestão do prefeito Joaquim Maia. Estamos entregando esta escola à comunidade totalmente mobiliada, com recursos próprios do Município”, frisou a secretária.

Por sua vez, a diretora pedagógica da pasta, Gisele Cristine Oliveira, também avaliou que durante um ano e meio de governo Joaquim Maia, é notória a valorização do profissional da educação. “Temos investido em muitas frentes durante esse período e ainda temos muito mais a oferecer. Estamos vendo o lado da valorização profissional também com o pagamento de suas progressões. Além disso, investido em seminários e nas formações continuadas, porque isso valoriza o profissional e também é uma mola propulsora para que melhore a educação portuense”, analisou a diretora.

A cerimônia contou com a participação da gestora educacional do União e Progresso, Eurídes Pereira Glória, além de Joelma Xavier, representando todas as mães de alunos da escola. Ela que também tem filho e neto, como estudantes da União e Progresso.

 

Cabo Wilson Farias

Prefeito Joaquim Maia inaugura Escola Cabo Wilson Costa Farias 

 

Escola Cabo Wilson Costa Farias

Em seguida, ainda no mesmo bairro, o Prefeito e equipe se dirigiram para a nova Escola Cabo Wilson Costa Farias (antiga sede da União e Progresso), que teve seu espaço revitalizado e ampliado. Na ocasião, ele agradeceu a parceria de todos os vereadores, professores, gestores e funcionários das escolas municipais.

No local, foram prestadas homenagens ao saudoso cabo Wilson Costa Farias, que esteve representado pela filha Caroline Farias. A nova escola recebeu o nome do policial militar pelos serviços prestados por ele à comunidade do bairro.

“Temos várias pessoas que nos ajudam a fazer um bom trabalho. Com muita dedicação temos superado as dificuldades e estamos avançando com a construção de novas escolas, reforma e ampliação de outras. Aqui nesse prédio atuamos na ampliação da oferta da educação do Município. Fizemos a revitalização de todo o prédio, para a partir de agosto estar recebendo novas turmas”, destacou o Prefeito.

A diretora do colégio, Hingre de Bergma Cabral da Luz, reiterou que o prefeito Joaquim Maia e toda sua equipe estão fazendo um ótimo trabalho. “Aqui vamos atender a modalidade do Cemei que é educação infantil e ensino fundamental. É muito importante o que está acontecendo aqui hoje, porque vamos atender toda comunidade do Alto da Colina e setores circunvizinhos”, disse ela.

Na oportunidade, o Capitão Emerson Sepúlveda esteve presente representando a Polícia Militar. O vereador Salmon Pugas também marcou presença.

 

Fany Macedo

Inauguração do novo anexo da Escola Fany Macedo

 

Novo anexo da Escola Fany Macedo

Na sequência, foi inaugurado o anexo da Escola Fany Macedo, em parceria com a Associação de Bairro do Novo Planalto. O evento marca um avanço importante, já que possibilita o surgimento de novas vagas para mais uma região da cidade.

“É uma grande conquista para a nossa comunidade. Surgiu essa necessidade por causa da demanda de nossas crianças e de nossa comunidade precisar matricular seus filhos e não ter como atender a todos na escola matriz Fany Macedo. Repito que para nós é uma grande conquista porque é um momento de estar grato de uma forma que essas crianças possam se sentir valorizadas”, salientou Antonieta de Sousa, gestora educacional do Fany Macedo.

Durante o ato, falaram à comunidade a presidente de Bairro, Marilene Ramos, o vereador Jean Carlos, e o secretário da Administração, José Antônio de Macedo.  

A secretária Shyrleide também se emocionou ao falar da concretização das melhorias para a população. Ela fez um agradecimento especial, a professora Deusina Ribeiro, considerando-a uma companheira de luta.

 

Celso Mourão

Inauguração das novas instalações da Escola Municipal Celso Mourão 

Escola Municipal Celso Mourão

O último ato foi a entrega das novas instalações da Escola Municipal Celso Mourão. “Estamos muito felizes com a ampliação dessas três salas, onde em 2018 tivemos uma grande demanda. Essas crianças estavam numa sala emprestada no Colégio Estadual Felix Camôa”, informou a secretária Shyrleide.

Para a gestora educacional da Unidade, Lucília Pereira da Silva, a escola é símbolo de sucesso. “Dia de conquista e de muita alegria. Os objetivos que a gente almeja é dar conforto para os alunos e funcionários. Estou muito feliz com toda minha equipe com essa obra e desejo muito mais ainda, porque todo mundo quer estudar aqui”, comemorou Lucília.

A Escola recebeu mais três salas novas com capacidade para 120 alunos. Além do laboratório de informática.

“É uma escola que tem sido um farol na educação de Porto Nacional. Sempre obtendo bons resultados na formação dos nossos alunos”, frisou o prefeito.

A cerimônia também contou com a presença de Sarah Mourão, neta do senhor que dá nome à Escola.

 

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Eidimarques Vaz (Secom Porto Nacional)