Prefeitura revitaliza pontos de ônibus em Porto Nacional

WhatsApp Image 2019 07 01 at 14.56.39

A Prefeitura de Porto Nacional, através das Secretarias Municipais da Assistência Social e da Infraestrutura e Mobilidade Urbana estão revitalizando todos os pontos de ônibus da cidade. O objetivo é o de sensibilizar a população portuense sobre o Combate ao Trabalho Infantil, lembrado nacionalmente no dia 12 de junho. Os pontos estão sendo pintados e recebendo rampas de acesso para pessoas com deficiência. As ilustrações são do artista portuense Mik Célio.

WhatsApp Image 2019 07 01 at 14.56.58

Muitas ações já foram desenvolvidas em prol do assunto, como a importante retomada do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que tem o intuito de retirar crianças e adolescentes, menores de 16 anos, do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

O prefeito Joaquim Maia apoia todas as iniciativas de proteção de crianças e adolescentes, executando políticas afirmativas para erradicar o trabalho infantil. “Continuamos fortemente trabalhando, em parceria com os segmentos organizados, e assim como a secretária municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura vem afirmando - nós iremos trabalhar em rede, unindo forças e buscando garantir os acessos dessas crianças em projetos sociais e programas desenvolvidos em nosso município”, destacou o prefeito.

DSC 0955

Para Verônica Fontoura, o poder público como um todo precisa trabalhar mais e mais a erradicação do trabalho infantil. “Estamos seguindo para alcançar um objetivo muito importante, porque sabemos que a criança precisa estudar e viver a sua infância como dever ser vivida, e, pra isso, existem as políticas públicas”, disse.

A Secretária ressaltou, ainda, que grande parte das crianças que começam a trabalhar desde cedo, não terminam o ensino médio e, grande parte, não tem o ensino superior, pelo fato de já estarem desgastadas com o trabalho.  “Precisamos, acima de tudo, garantir que as nossas crianças tenham os seus direitos respeitados”, finalizou a gestora.

DSC 0943

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

O PETI está previsto na Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, em seu artigo 24-C: “Fica instituído o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do Suas, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho. ”

Sistema Único de Assistência Social

Isso configura o status do programa como a estratégia do SUAS para o enfrentamento e erradicação do Trabalho Infantil.

A resolução nº 08 de 18 de abril de 2013, estabeleceu o cofinanciamento federal para municípios com alta incidência de casos de trabalho infantil identificados pelo Censo do IBGE de 2010 pelo período três anos.

Por meio dela também foi consolidado o redesenho do programa, alinhado à uma perspectiva mundial de erradicação do trabalho infantil ancorado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o que ficou conhecido como as Ações Estratégicas do PETI (AEPETI).

Texto: Mychelle Tauane

Fotos: Dornil Sobrinho