Ronivon Maciel participa do I Fórum Comunitário Selo Unicef Município de Porto Nacional

A finalidade do evento é o planejamento de iniciativas para implantação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

fórum 1                                                                                                                                     Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Após adesão ao Selo Unicef, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Assistência Social, realizou o I Fórum Selo Unicef Município de Porto Nacional, com o tema, “Planejamento Participativo sobre políticas públicas municipais, voltadas para crianças e adolescentes de Porto Nacional” - 2021/2024. O evento foi realizado no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula e contou com a presença do prefeito Ronivon Maciel.

Conforme a articuladora do Selo Unicef e secretária municipal de Assistência Social, Keila Viana, “foram debatidos oito eixos que irão nortear a elaboração de um Plano de trabalho de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município. O intuito é que as ações mais viáveis e eficientes, que foram propostas neste encontro sejam implantadas na cidade”, enfatizou.

Em seu discurso, o prefeito Ronivon Maciel lembrou que a realização do Fórum Comunitário é um momento ideal para o planejamento estratégico de ações. “Um trabalho integrado entre as secretarias da Assistência Social, Saúde, Educação e da Fundação Municipal da Juventude, com o propósito de fortalecer e assegurar os direitos de nossas crianças e adolescentes portuenses”, pontuou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jurimar Mendes, destacou sua alegria com a realização do evento. “É uma felicidade muito grande ter um evento dessa importância e magnitude sendo realizado em Porto Nacional. Esses debates fortalecem nosso trabalho e com certeza o município tem muito a ganhar com a implementação de políticas públicas de qualidade”, destacou.

Participaram do encontro, servidores das Secretarias da Saúde, Assistência Social, Fundação Municipal da Juventude e Educação, além de Conselheiros Tutelares, Agentes de Saúde e outras instituições.

fórum 2                                                                                                                                       Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Eixos Discutidos

Eixo 1 - Serviços básicos de qualidade ofertados desde a concepção até os 6 anos, que atendam às necessidades de desenvolvimento integral de todas as crianças, especialmente as mais vulneráveis, de forma intersetorial e prevista nos Planos Municipais pela Primeira Infância e alinhados ao Plano Nacional Pela Primeira Infância.

Eixo 2 - Fora da escola não pode! Na escola sem aprender também não pode.

Eixo 3 - Hábitos de higiene e acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas.

Eixo 4 - Oportunidades de educação, trabalho e educação profissional para adolescentes e jovens.

Eixo 5 - Desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida.

Eixo 6 - Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes.

Eixo 7 - Proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais.

Eixo 8 - Participação cidadã e Gestão por Resultados.

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho