Porto Nacional sedia lançamento do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

Mais de R$ 7,6 milhões serão aplicados inicialmente na reestruturação e fomento do Parque Agroindustrial

prefeitho                                                                                                                         Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Após a gestão municipal apresentar ao governo estadual os projetos para melhorias estruturais do Distrito Agroindustrial, Porto Nacional é a primeira cidade do Estado a ser contemplada com o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins – PICS, que vai contemplar o município em mais de R$ 7,6 milhões, que serão investidos na reestruturação e fomento do Parque Industrial de Porto Nacional. O evento de lançamento aconteceu nesta terça-feira, 18, no Centro de Convenções Vicente de Paula (Comandante Vicentão) e contou com a presença do governador em exercício, Wanderley Barbosa, da senadora Kátia Abreu e diversas autoridades estaduais e municipais.

A expectativa é que sejam investidos, ao longo dos próximos quatro anos, mais de R$ 110 milhões por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins – FDE e que possibilite o Distrito Agroindustrial ter um planejamento de ações e mais autonomia nos próximos dez anos.

De acordo com o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, a população aguarda as melhorias estruturais do Parque Industrial há anos. “São mais de 30 anos sem nenhuma infraestrutura no nosso Parque Agroindustrial. Esse Programa irá gerar algo muito importante para a nossa população que é renda, emprego e oportunidade para o nosso povo, além de somar muitos benefícios para todo o Tocantins”, pontuou.

Já o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa afirmou que o município é importante não só para a cultura, mas em diversos setores. “Porto Nacional é uma cidade referência para o Estado, tanto na cultura quanto em outras vertentes, é uma cidade polo de desenvolvimento e que cresce muito. Nosso objetivo é fazer de Porto Nacional um endereço cada vez mais seguro para fazer investimentos, dando mais infraestrutura, melhorando as rodovias, o Parque Agroindustrial, a ponte de Porto Nacional que inclusive dará uma dinâmica no nosso crescimento”, disse.

Regularização Fundiária

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto NacionalWhatsApp Image 2022 01 18 at 16.59.11                                                                               Na foto, moradores do Setor Parque Eldorado após receber o Titulo de Propriedade definitivo

Durante o evento foi realizada a assinatura dos títulos de propriedades dos moradores dos setores Parque Eldorado e Consórcio, com a entrega simbólica do documento a aproximadamente 50 famílias. Com a assinatura, as famílias receberão os títulos definitivos, aguardados há muitos anos.

Programa TO Mais Jovem

Outro programa lançado durante o evento realizado em Porto Nacional foi TO Mais Jovem, programa que visa inserir os jovens com idades entre 16 e 21 anos no mercado de trabalho. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a prefeitura de Porto Nacional, anunciou durante a solenidade, a implantação do Programa no município, com benefícios a cerca de 250 jovens que estejam cursando ou já tenham cursado o ensino fundamental, médio ou o nível técnico, na rede pública de ensino, municipal ou estadual.

Para participar do programa, os jovens deverão realizar um cadastro através do site www.flem.org.br, onde posteriormente passarão por uma seleção.

Por: Mychelle Tauane