Natal iluminado e Para Todos: Porto Nacional se prepara para o acender das luzes e a chegada do bom velhinho

 

 WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.12.24

 Primeira-dama, Aline Maia nos preparativos na Casa Encantada do Papai Noel

 

O Centro Histórico de Porto Nacional está em contagem regressiva para a 2ª edição do “Natal Para Todos”, projeto idealizado pela Prefeitura em parceria com a Articulação Municipal do Selo UNICEF. O evento que iniciará nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, a partir das 19h30min, na Praça da Catedral, segue até o dia 5 de janeiro de 2020, buscando levar o público em uma viagem pela magia do Natal.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.21.00 200

 Túnel com milhares de micro lâmpadas de led

 

Uma das novidades é que o projeto foi ampliado 70%  em relação ao Natal passado. Enquanto as equipes ultimam os preparativos para a realização do projeto 2019, com decoração e cenário que começou pela Catedral, Praça Nossa Senhora das Mercês, Casa Encantada do Papai Noel - instalada num casarão histórico de 1930 - outras áreas serão adornadas neste ano, como, Orla, Avenida Joaquim Ayres, Rua Dr. Francisco Ayres e Praça do Centenário.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.20.52

  Árvore de natal gigante - nove metros de altura

 

O prefeito Joaquim Maia, acompanhado do vice-prefeito Ronivon Maciel e da articuladora municipal do Selo UNICEF e primeira-dama Aline Maia, dará início à programação com a inauguração da decoração natalina que encantará a população portuense, visitantes e turistas.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.12.17

 Idealizadora da Campanha Natal Para Todos satisfeita com os resultados

 

O acender das luzes de Natal será em contagem regressiva, na Praça Nossa Senhora das Mercês. Já a chegada do Papai Noel será ao som da Banda de Música Mestre Adelino, da Guarda Municipal. Com o apoio da 5ª Companhia de Bombeiros Militar de Porto Nacional, o bom velhinho chega até o ponto de apresentação no caminhão de bombeiro.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.20.59 1

 Chega mais Papai Noel

 

A Articuladora Municipal do Selo UNICEF, primeira-dama e idealizadora do Projeto Natal Para Todos, Aline Maia, disse que esse ano clima natalino em Porto Nacional será diferente e cheio de novidades.

“Ampliamos em 70% o Projeto Natal Para Todos, justamente para envolver mais e mais pessoas nesse sentimento de renascimento, hombridade, solidariedade, amor, cuidado, respeito e muitos outros sentimentos que esta nos remete”, disse Aline Maia.

“E não é só isso, a Campanha Natal Para Todos vem crescendo a cada ano, e com isso, podemos ajudar cada vez mais as famílias em situação de vulnerabilidade. Temos vários pontos de coleta de roupas, calçados, roupas de cama, mesa e banho, utensílios de cozinha, alimentos não perecíveis e agasalhos. Um desses pontos é a Casa Encantada do Papai Noel”, enfatizou a primeira-dama.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.20.58 1

Tudo lindo

 

A magia do Natal poderá ser vista em vários pontos de Porto Nacional.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.12.23

 Aline Maia e parte de sua grande equipe (Elda e Manoel)

 

Árvore de Natal Gigante

A Praça da Catedral está ganhando vida, muitas luzes e uma árvore de natal gigante - nove metros de altura, estrutura metálica toda montada no festão aramado, com bolas coloridas, laços e centenas de pisca-piscas e luzes em led – compõem a estrutura.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.20.57

 

É a primeira-dama, Aline Maia e sua equipe da articulação do Selo UNICEF enchendo de colorido e brilho um dos principais cartões postais da cidade.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.20.58 2

 

Catedral Nossa Senhora das Mercês

Construída no início do século XIX, a enorme e majestosa igreja ganha iluminação de led em toda sua arquitetura estilo francês.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 17.13.50

 

Praça de Alimentação

 Dez empreendedores do ramo alimentício e de artesanato vão compor a praça de alimentação do lugar.

Túnel de Luz

Um túnel com milhares de micro lâmpadas de led - que fez sucesso no natal passado - se transformou em ponto de referência da decoração natalina, atraindo milhares de pessoas.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.21.00 1

 

Formado por luzes nas cores verde e branca, proporcionará uma sensação visual dourada. A instalação é point escolhido para fotografias de família e selfies.

Presépio

O presépio faz parte da decoração natalina do “Natal Para Todos”, e vai contar também com estrutura de madeira e lâmpadas de led. A magia do nascimento do menino Jesus é recontada através das imagens naturais dos três Reis Magos, Maria, José, menino Jesus e os animais. As imagens, de fibra de carbono com 1,20 metros de altura, estão sendo montadas no mirante de pedra, com vista para a praça e catedral.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.20.49

 

Casa Encantada do Papai Noel

A residência estilo colonial, com janelas e portas de madeira e uma iluminação especial, atrai olhares curiosos. Situada na Praça Nossa Senhora das Mercês, nº 294, no Centro Histórico, a Casa Encantada do Papai Noel será inaugurada com a chegada do “bom velhinho”, onde o prefeito Joaquim Maia acompanhado da articuladora do Selo UNICEF e primeira-dama Aline Maia, entregará a ele a chave simbólica da cidade.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 16.47.11

 

O local ficará aberto, diariamente, até o dia 5 de janeiro. O Papai Noel estará na casa das 17h às 22h. Com entrada gratuita, o público poderá visitar o bom velhinho, tirar fotos e levar as famosas cartinhas com os desejos natalinos.

No dia 24 de dezembro, o Papai Noel ficará na Casa das 17 às 20 horas. No dia 26, o "bom velhinho" aguarda as famílias portuenses das 17 às 22 horas. No dia 31, a Casa Encantada estará aberta, e o Papai Noel chegará às 17h e ficará até às 20 horas. Depois do Ano Novo, o "bom velhinho" retorna no dia 02 de janeiro de 2020. Ele ficará na Casa das 17 às 22 horas e assim, até o dia 05 de janeiro, quando encerra a Vila do Noel.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 16.47.12

 

Um dos grandes atrativos da programação do “Natal Para Todos” é a Casa Encantada do Papai Noel, que mais uma vez abrilhantará o fim de ano de milhares de crianças e famílias portuenses.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.12.25 1

 

A casa do Papai Noel tem como proposta levar mais sonho e espírito natalino para a cidade. A visitação pode ser feita de 17h às 22h do dia 6 de dezembro a 5 de janeiro de 2020.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.20.53

 Caderno de visita personalizado

 

Outra novidade da Casa é o “Espaço Lúdico”, preparado para receber as crianças. O local tem brinquedos e outros entretenimentos.

 

WhatsApp Image 2019 12 04 at 15.12.25

 Decoração impecável

 

Na Casa Encantada terá ponto de coleta de donativos em prol da Campanha Natal Para Todos. Uma vez arrecadados serão distribuídos para as famílias em vulnerabilidade social.

Móvel cedido

Construído em 1930, o casarão estilo colonial é equipado com móveis de época e foi restaurado pela primeira vez, em 2003.

A decoração da casa combina beleza, bom gosto e economia. De propriedade do portuense e coronel da Aeronáutica, Ricardo Inácio de Macedo, o casarão foi cedido gratuitamente por ele ao projeto natalino da Prefeitura.

Avenidas/Rua Dr. Francisco Ayres/Praça do Centenário

A orla da cidade e a Avenida Joaquim Ayres terão um brilho diferente. É que 380 árvores foram envelopadas com mangueiras e bastões de led (snowfall).

Na Rua Dr. Francisco Ayres da Silva a iluminação será ainda mais especial. As luzes irão de uma casa a outra, pelos postes, ao longo de toda a via. No final o resultado da composição, lembrará o formato de um cometa. Vinte e duas peças vão compor o cenário.

A Praça do Centenário, igualmente, terá decoração composta por luzes e peças natalinas. Papai Noel, trenó puxado por renas e anjos são algumas das peças em fibra de vidro que vão compor o lugar. Muito brilho, luzes e dezenas de estrelas e anjos. É assim que a Praça vai receber seus visitantes, este ano.

Toda a iluminação cênica para os festejos natalinos será acionada pelo prefeito Joaquim Maia na abertura oficial do Natal Para Todos, no dia 06 de dezembro, a partir das 19h30, na Praça da Catedral.

Programação:

06/12 (sexta-feira) – Acendimento das luzes de Natal, chegada do Papai Noel na Praça e abertura da Casa Encantada;

Apresentações culturais – Coral da Catedral, Banda Mestre Adelino, Companhia de Balé do Centro de Artes José Iramar da Silva e Banda Sinfônica Professora Eunice Maya Barbosa, do CRAS União;

O brilho das luzes de natal e o movimento do público nos cenários natalinos abrem a programação.

 

 

Texto: Luciana Macedo

Fotos: Dornil Sobrinho e Matheus Ferreira

Secretaria Municipal da Comunicação