FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE LANÇA PROGRAMAS: ESTÁGIO AGENTE JOVEM E JUVENTUDE EMPREENDEDORA

O lançamento aconteceu nesta sexta-feira,14, onde o Prefeito Ronivon Maciel falou sobre a execução desses dois programas que tem o objetivo de promover oportunidades aos jovens de Porto Nacional e distritos.

Para impulsionar jovens portuenses a estarem no mercado de trabalho e no empreendedorismo, foram lançados nesta sexta-feira,14, dois programas que serão implantados pela Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Fundação da Juventude, o Estágio Agente Jovem e Juventude Empreendedora.  A cerimônia foi realizada no Auditório da Câmara Municipal, respeitando as medidas de protocolos sanitárias contra à Covid-19.

WhatsApp Image 2021 05 14 at 18.30.27

O programa de Estágio Agente Jovem, criado com intuito de trazer auxílio e autoconhecimento aos jovens de 17 a 29 anos.  O público são estudantes de ensino médio, técnico e superior, que poderão ter a oportunidade de estagiar nos órgãos ligados à administração municipal, com bolsa auxílio de 400 a 1000 mil reais.

Já o programa Juventude Empreendedora, foi idealizado pelo Conselho Nacional da Juventude, em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social, tem o intuito de capacitar jovens de 17 a 29 anos a abrirem seus próprios negócios, para terem renda própria e também os pequenos e microempreendedores que enfrentam dificuldades para manter o negócio com as portas abertas e lucrando, mesmo em meio à pandemia.

Vale destacar que devido à pandemia da Covid-19, a iniciativa se adaptou para ser implantada na internet, surgindo o Juventude Empreendedora Online.

Durante a cerimônia de lançamento, o Prefeito Ronivon Maciel falou sobre a execução desses dois programas que tem o objetivo de promover oportunidades aos jovens de Porto Nacional e distritos. “Um dia festivo! Vamos inserir a nossa juventude no ramo do poder público ou do empreendedorismo”, afirmou o prefeito.

WhatsApp Image 2021 05 14 at 18.29.33

O Presidente da Fundação Municipal da Juventude, Murilo Ferreira, esteve presente  no lançamento, ele enfatizou que a juventude portuense, como  toda a juventude brasileira, tem passado por uma pandemia que causou a crise sanitária  que acarretou na vulnerabilidade social. Esses programas vêm para fomentar a política de geração de emprego e renda.

“As juventudes de hoje têm fome e necessidades básicas de sobrevivência e esses dois programas têm o intuito de amenizar esses danos causados ao longo dos anos na vida do jovem portuense”, salientou o presidente.

O Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão, marcou presença no lançamento dos programas, e ressaltou sobre a relevância do programa Juventude Empreendedora neste momento de pandemia.

“Milhões de jovens estão sem oportunidades de estudo e de trabalho e uma parcela significativa da população jovem poderá ter o seu processo educativo, de segurança alimentar e saúde emocional intensamente impactado como consequência da pandemia. Nosso objetivo é apontar novas perspectivas, construir caminhos e transformar sonhos em realidade a partir do empreendedorismo”, disse o presidente.

10ª SEMANA DO BEBÊ

O evento também foi marcado com o encerramento da 10ª Semana do Bebê-2021, com o tema: ‘Desenvolvimento Emocional da Primeira Infância em Tempos de Pandemia’.

A ação é uma proposta do Fundo das Nações Unidas – UNICEF ao município que participa do Projeto Selo Unicef Município Aprovado.

A ação é promovida pela Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria da Educação, Saúde, e Fundação da Juventude, sob a organização da Casa dos Conselhos em parceria com demais secretarias municipais.

Por Dandara Maria Barbosa/ Ascom