PARATLETA DE PORTO NACIONAL CONFIRMA VAGA NOS JOGOS PARAPAN-AMERICANOS DE JOVENS 2017

07-03-2017 12h 00

100

Ilquias nos 100 metros rasos, com 11,89 segundos na T47.

Pouco mais de um mês após configurar na pré-lista de convocados do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, o paratleta do projeto Reviver, Ilquias Lopes, natural de Porto Nacional, foi confirmado na equipe brasileira de paratletismo. A competição será realizada na cidade de São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, do dia 20 a 25 de março.

O paratleta foi recebido no gabinete do secretário de Esportes, Salmon Pugas, nesta terça-feira, 07, acompanhado pelo seu treinador Rodrigo Paganella e da coordenadora do Projeto Reviver, Soraia Maria Tomaz, responsáveis diretos pelo seu treinamento e desenvolvimento. Portuense, estudante da Escola Estadual Prof. Alcides Rodrigues Aires, Ilquias é uma grande esperança de medalhas para o Brasil. Medalhas que virão para Porto Nacional.

101

Ilquias Lopes, ao centro, sendo recebido pelo secretário de Esportes Salmon Pugas

Classificação

Atualmente, na categoria Júnior, integrada por paratletas com até 19 anos, Ilquias é o primeiro colocado do ranking nacional no lançamento de dardos, com o índice de 35,65 metros na classificação F46; e nos 100 metros rasos, com 11,89 segundos na T47. Ele ocupa, ainda, também na T47, a segunda colocação geral no Salto em distância, com 5,63 metros.

Para o polivalente paratleta do Reviver, a vaga conquistada é um sonho alcançado. “Eu já estava bastante feliz e agradecido a Deus pela pré-convocação; agora, com a confirmação, eu estou muito alegre, porque é um sonho realizado. Eu agradeço demais ao projeto Reviver por todo o apoio que me dá e aos meus treinadores. Agora, é seguir forte nos treinamentos para chegar lá e fazer um bom trabalho”, afirma o competidor.

Centro de Treinamento

Ilquias tem se deslocado para Palmas para poder treinar e espera que a situação se reverta em breve. “Além do custo para o deslocamento, a viagem se torna cansativa. O bom seria treinar aqui na minha cidade.” Disse o jovem paratleta, referindo-se ao Centro Olímpico abandonado pela gestão anterior. Inaugurado em maio de 2006, pelo Governo Federal, Porto Nacional passou a ter o maior complexo esportivo do Estado com padrões internacionais, tendo a primeira piscina olímpica do Tocantins, um ginásio poliesportivo, pista oficial de atletismo para a prática de corrida, salto em distância, lançamento de dardo, martelo, disco e até mesmo salto com vara.
Uma estrutura completa e abandonada pelo ex-gestor. Segundo o secretário Salmon Pugas, a reforma e revitalização do centro olímpico faz parte do plano de governo do prefeito Joaquim Maia.

Parapan de Jovens

Iniciados em 2005, em Barquisimeto, na Venezuela, os Jogos Parapan-Americanos de Jovens chega à 4ª edição em 2017, contando com cerca de mil paratletas de 20 diferentes países na disputa por medalhas em 12 modalidades paralímpicas, o que faz dos Jogos no Brasil a maior das edições na história do evento. Na última edição, por exemplo, realizada em 2013, em Buenos Aires, na Argentina, a competição reuniu cerca de 600 competidores de 16 países, sendo que o Brasil foi o destaque ao liderar o quadro-geral de medalhas com 209 pódios, acumulando 102 ouros, 65 de prata e 42 de bronze.

?: Marcus Mesquita / Total Comunicação e Eventos